31 C
Ponta Porã
segunda-feira, 29 de abril, 2024
InícioRegiãoEm Assembleia Geral Ordinária associados da Sicredi Centro-Sul MS/BA referendam rumos do...

Em Assembleia Geral Ordinária associados da Sicredi Centro-Sul MS/BA referendam rumos do negócio para 2024

A Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – realizou no último sábado, 13 de abril, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) com a presença de coordenadores de núcleo e de representantes dos Comitês, conselheiros e diretoria onde referendaram os rumos do negócio para 2024, aprovando a decisão dos associados em torno da prestação de contas, balanço financeiro, política de remuneração e os resultados financeiros de 2023 da Cooperativa. O encontro aconteceu no Clube Indaiá, em Dourados.

Mais de 32 mil associados votaram via plataforma digital do Sicredi nas pautas elencadas durante o Ciclo Assemblear 2024, que aconteceu nos meses de março e abril, nas 49 agências da Sicredi Centro-Sul MS/BA. Os números da Cooperativa são positivos a cada ano, mantendo evolução em todos os indicadores, incluindo recursos totais, operações de crédito, capital social, patrimônio líquido, poupança, resultados financeiros e número de associados.

Segundo o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, isso se deve fundamentalmente à confiança dos associados depositada na Cooperativa. “Temos uma postura conservadora frente aos negócios, com o pé no chão, e a cada ano estamos colhendo os resultados do nosso modelo cooperativo”, enfatizou.

Palestra

Durante a abertura da AGO deste ano, o professor Luiz Marins, fez uma palestra ao público presente sobre “Os desafios da liderança no Brasil” apresentando dados sobre o Brasil e a importância do agronegócio para a produção de alimentos em nível mundial, destacando suas terras agricultáveis e sua reserva de água doce e potável, com os aquíferos Alter do Chão e Guarani.

O professor abordou as vantagens comparativas do Brasil frente às maiores potências mundiais, como Estados Unidos e China, e apresentou números positivos de exportação e dos setores de produção, incluindo a soja, açúcar, café, carne bovina e de frango. “O agro é mais urbano que rural”, destacou considerando as fábricas de veículos instaladas no Brasil para atender as frotas que transportam safras até os centros urbanos.

Luiz Marins mostrou a projeção da economia mundial até 2040, onde o Brasil poderá assumir a posição de quarta economia do mundo. “Hoje, o Brasil já possui uma das maiores reservas internacionais. Temos um Banco Central eleito como o melhor do mundo”, frisou além de informar que o país é o maior produtor de energia renovável do mundo, sendo um dos últimos da lista em emissão de CO2.

Às lideranças presentes, o palestrante enfatizou a importância de liderar apresentando motivações à equipe. “Um líder deve ajudar o seu liderado a encontrar seus motivos. Um líder deve fazer evoluir aquilo que já existe em seus liderados, os seus pontos fortes”, disse.

Deliberações

Os representantes e lideranças referendaram a aprovação dos associados frente à prestação de contas relativa ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2023, acompanhado do parecer do Conselho Fiscal, incluindo o balanço demonstrativo de sobras ou perdas, além da destinação dos resultados financeiros e da política de remuneração da Cooperativa.

A próxima atividade de governança da Sicredi Centro-Sul MS/BA será o Encontro de Coordenadores de Núcleo, que acontecerá de forma regionalizada, conforme o ano passado. No dia 31 de maio, o Encontro será em Naviraí; dia 1º de junho, em Nova Andradina; dia 07 de junho, em Ponta Porã e no dia 08 de junho, em Dourados.