24.2 C
Ponta Porã
terça-feira, 7 de maio, 2024
InícioPolíticaEm Coronel Sapucaia comerciantes são contra o lockdown e abrem as portas

Em Coronel Sapucaia comerciantes são contra o lockdown e abrem as portas

Na manhã de hoje, vereadores e comerciantes fazem reunião para pedir a suspensão do decreto que instituiu o lockdown

No sábado (13), os mais de 15 mil moradores da cidade de Coronel Sapucaia, fronteira com Capitan Bado, Paraguai, foram surpreendido pelo novo Decreto Municipal de n. 009/2021, publicado pelo prefeito Rudi Paetzold, que institui o ‘lockdown’ na área urbana do município até o dia 21 de fevereiro no horário das 20 as 23h59min.

A análise dos dados da evolução pandêmica, tanto no Brasil como no exterior, demonstra que países e regiões que foram bem-sucedidos pelo lockdown precoce no início do ano passado estão agora entre os que mais têm sofrido, essa situação é o que os comerciantes da cidade temem, e que isso possa ter reflexos negativos lá na frente e todos os comerciantes se prejudiquem.

Alguns comerciantes da cidade de Coronel Sapucaia entraram em contato com a redação do site Pontaporainforma, para se posicionarem contra o decreto e estão encabeçando um movimento para fazer uma audiência pública, agora pela manhã,  junto com  a presidente da Câmara local, vereadora Maria Eloir Flores Rodrigues Vilante, os demais vereadores e o presidente da Associação Comercial Leonardo Skrascke, onde vão cobrar a imediata suspensão do decreto e que o comércio continue funcionando normalmente seguindo todos os protocolos da vigilância sanitária do Município.

Em Coronel Sapucaia comerciantes são contra o lockdown e abrem as portas
direto das ruas

Nesta segunda-feira (15), o comércio não está obedecendo ao decreto e a grande maioria dos comerciantes da cidade estão com as portas de suas lojas abertas, e para provar a informação várias fotos do comércio local foram encaminhadas para a redação.

Os comerciantes prometem se fazer presente no evento na Câmara e apoiar os vereadores para que o decreto seja suspenso e tudo continue normal na cidade e nenhum comerciante seja prejudicado.

Os comerciantes também informaram que a policia está nas ruas, tanto a Policia Militar, a policia Civil e viaturas do DOF, mas até agora não mandaram os comerciantes que estão com as lojas abertas, fechar as portas.

Segundo comunicado distribuído pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Coronel Sapucaia, já foi iniciado a imunização das pessoas mais vulneráveis o que afasta a necessidade de um novo lockdown, pois com os mais vulneráveis vacinados gradativamente os leitos de hospitais ficarão mais vazios e não haverá mais superlotações.

Os vereadores e a Câmara querem  conscientizar a população que é hora de dispor toda a estrutura hospitalar que se tem exclusivamente para o atendimento e tratamentos dos casos de COVID 19, pois os postos de saúde estão à disposição para outros atendimentos.

 Com informações de José Roberto, assessoria de Imprensa da Câmara de Coronel Sapucaia.