
No lançamento de mais ações do Novo PAC Saúde para a Bahia e para o Brasil, em evento promovido nesta sexta-feira (6), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que a data marca o fortalecimento da saúde pública no país desde a atenção básica até a alta complexidade. “Uma realidade muito diferente da que encontramos em janeiro de 2023, quando 6,5 mil obras estavam paradas na área da saúde. Hoje o presidente estende a mão aos prefeitos com uma entrega que dá capilaridade e leva atendimento na ponta”, afirmou o ministro.
A lista das ações inauguradas nesta sexta-feira foi detalhada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele informou que o pacote é o maior que a saúde do estado da Bahia já recebeu, com investimentos de R$ 345 milhões. “São mais de 1.000 combos de equipamentos para UBS, 107 novas ambulâncias do SAMU, 32 Unidades Odontológicas Móveis e 575 kits de telessaúde, além da habilitação de 24 novos serviços”. Padilha destacou as oito policlínicas em construção no estado e as 101 em todo Brasil, 80 tomógrafos a serem espalhados pelo país, representando, de acordo com o ministro, a maior compra deste equipamento por um país para que exames sejam ofertados gratuitamente, além de 150 novas salas de cirurgias para que os brasileiros possam operar e terem saúde restabelecida.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que pretende ver os brasileiros sorrindo com saúde e oportunidades. “Analistas econômicos podem dizer que tudo isso significa gasto. Eu sonho que haverá um dia em que nenhum brasileiro deixe de sorrir. Essa entrega do equipamento odontológico [32 unidades odontológicas para a Bahia] é para isso. Estamos dando às pessoas mais humildes o direito de serem cidadãos de primeira categoria. Estamos pensando naqueles que nunca tiveram oportunidade”, afirmou Lula.

- De forma inédita, 150 combos de equipamentos para cirurgias gerais e de oftalmologia serão adquiridos para todo o Brasil | Foto: Ministério da Saúde
Ao sediar todas essas entregas, o governador da Bahia, Jeronimo Rodrigues, definiu o ato como uma agenda de transformação: “Somos muito gratos pela dedicação e entregas do presidente Lula. Sempre que ele vem a Bahia é para trazer realizações e espero que ele volte em março porque temos mais obras para tocar juntos”.
Ainda sob a ótica da saúde, o ministro Rui Costa, responsável pela coordenação do Novo PAC, compartilhou um depoimento vindo de Irecê, no sertão baiano. “Ao operar uma máquina de hemodinâmica que levamos a Irecê, o médico me disse que operava aquela mesma máquina em Boston, nos Estados Unidos. São equipamentos de ponta que estão chegando ao interior da Bahia e de todo Brasil”, relatou.
A agenda de Lula na Bahia prevê ainda uma visita às Obras Sociais Irmã Dulce, unidade que receberá o primeiro combo de cirurgia geral, um investimento de R$ 1,5 milhão. O combo contém aparelho de anestesia, monitor multiparamétrico, mesa cirúrgica elétrica radiotransparente, arco cirúrgico (imagem em tempo real durante cirurgias), sistema de vídeo endoscopia rígida e ultrassom. Nacionalmente, serão entregues 100 combos, com aumento estimado de 130 mil cirurgias/ano.
Fonte: Casa Civil
