Agnaldo Pereira Lima disse que a agenda marcou um novo capítulo na luta pela integração e no fortalecimento das cidades-gêmeas de fronteira.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, vereador Agnaldo Pereira Lima, utilizou a sessão ordinária de 2 de setembro, para fazer um relatório detalhado dos resultados da missão parlamentar encabeçada por ele na cidade gaúcha de Santana do Livramento, fronteira com Rivera, no Uruguai.
O parlamentar, acompanhado pelo colega Reinaldo Jalaska, e assessores da Câmara Municipal, esteve na semana passada naquela localidade que, a exemplo de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, faz fronteira seca. No caso, a fronteira é entre o Brasil e Uruguai.
Agnaldo Pereira Lima disse que a agenda cumprida no extremo sul do Brasil marcou um novo capítulo na luta pela integração e no fortalecimento das cidades-gêmeas de fronteira.
Ele relatou experiências como as visitas ao Aeroporto Binacional localizado na cidade uruguaia de Rivera, à Santa casa de Santana do Livramento, encontro com líderes empresariais e autoridades dos dois países, inclusive ressaltando que um dos pontos positivos foi a inclusão do Parlamento do Mercosul de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero nas suas próximas reuniões.
“Durante a missão, tivemos a oportunidade de conhecer o funcionamento do Aeroporto Binacional de Rivera, segundo do mundo com operação conjunta entre dois países. Essa experiência nos trouxe subsídios técnicos e institucionais fundamentais para o avanço do projeto de binacionalização do Aeroporto Internacional de Ponta Porã–Pedro Juan Caballero.
Essa iniciativa será decisiva para ampliar a malha aérea, fomentar o turismo, facilitar os negócios e colocar nossa fronteira no mapa estratégico da aviação internacional”.
Agnaldo Pereira Lima destacou ainda que “outro eixo relevante foi a visita à Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento, onde constatamos como o sistema de saúde funciona de maneira coordenada entre Brasil e Uruguai. Essa prática reforça nossas reivindicações junto ao Governo Federal para a criação de um SUS-Mercosul, com políticas diferenciadas de repasse e financiamento para cidades de fronteira, que vivem diariamente a realidade de atender brasileiros e paraguaios de forma conjunta”.
ECONOMIA FORTE
O Presidente da Câmara Municipal acrescentou que “também realizamos encontros sobre o funcionamento das lojas francas (free shops) em Santana do Livramento, experiência que fortalece nosso compromisso de expandir o modelo em Ponta Porã. Essa modalidade representa geração de empregos, incremento da arrecadação, dinamização do comércio local e atração de turistas para nossa região.
Além disso, foi firmada uma agenda de cooperação com a Câmara Municipal de Santana do Livramento, prevendo intercâmbio de informações e fortalecimento das ações conjuntas. Essa parceria reforça a luta para consolidar Ponta Porã como hub logístico internacional, aproveitando a posição privilegiada no Corredor Bioceânico, que ligará o Atlântico ao Pacífico, reduzindo distâncias, custos e ampliando oportunidades para produtores, empresários e trabalhadores da nossa região”.
PARLAMENTO DO MERCOSUL
Em outro momento de sua fala, o Presidente da Câmara municipal, Agnaldo Pereira Lima, agradeceu aos colegas que ficaram em Ponta Porã, comprovando o compromisso e a unidade parlamentar: “esta missão oficial não teria sido possível sem a união da nossa Câmara Municipal. Por isso, faço aqui um agradecimento especial aos 15 vereadores que permaneceram em Ponta Porã, na retaguarda desta missão, assegurando o pleno funcionamento desta Casa Legislativa e demonstrando que, quando cada um cumpre seu papel, o resultado é fortalecimento institucional e avanço coletivo”.
Agnaldo Pereira Lima, encerrou o relatório expondo que “por fim, o grande anúncio desta missão: tivemos a confirmação de que, em outubro próximo, as cidades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero serão sede da próxima reunião do Parlamento do Mercosul (ParlaSul).
Será um momento histórico, em que nossa fronteira receberá parlamentares de todos os países do bloco, discutindo pautas essenciais como: integração econômica e comercial; cooperação em saúde e educação; infraestrutura do Corredor Bioceânico e o fortalecimento das localidades fronteiriças vinculadas. Essa sessão colocará nossa fronteira no centro das atenções do Mercosul e dará visibilidade internacional às demandas da nossa população. Mais do que um evento, será a prova de que Ponta Porã e Pedro Juan Caballero são protagonistas da integração continental. Senhoras e Senhores, a integração não é apenas um discurso, mas uma necessidade para a vida cotidiana da população fronteiriça. E esta Câmara Municipal reafirma o seu compromisso de ser ponte de união e desenvolvimento entre povos, culturas e economias”.
HOMENAGEM
Durante a sessão os parlamentares também votaram projetos e requerimentos importantes. Um deles que homenageia o empresário Pedro Mehzer, por conta de um dos maiores investimentos privados na fronteira, o Shopping Dubai que será inaugurado nesta semana em Pedro Juan Caballero. Ele será homenageado pela Câmara com a Medalha do Mérito em Economia, uma das maiores honrarias concedidas pelo Parlamento Municipal.

Fonte; Câmara Municipal de Ponta Porã