Emater Goiás e ABCZ promovem Caravana do Melhoramento Genético para fortalecer agricultura familiar

Ação vai percorrer oito municípios de Goiás

De 4 a 8 de agosto, a Emater Goiás, em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), realiza a Caravana do Melhoramento Genético. O projeto tem como objetivo aproximar os pequenos produtores rurais das tecnologias de ponta para aprimorar o rebanho bovino, com ênfase no uso de animais com genética de qualidade.

O circuito passará por oito municípios: São Luís dos Montes Belos, Córrego do Ouro, Buriti de Goiás, Anicuns, Adelândia, Americano do Brasil, Mossâmedes e Sanclerlândia. A expectativa é atender cerca de 240 agricultores familiares, com uma média de 30 participantes em cada cidade.

Capacitação para desmistificar o melhoramento genético

A gestora dos programas de pecuária da Emater Goiás, a zootecnista Elieny Abreu, especialista em produção de ruminantes, destaca que a caravana é uma oportunidade para esclarecer dúvidas e capacitar os produtores no uso de práticas que aumentam a produtividade e a renda.

“Vamos mostrar de forma prática as vantagens do uso de animais puros de origem (PO), principalmente touros PO, em comparação ao método tradicional. Também orientaremos sobre o processo de aquisição de reprodutores, preços praticados e procedência dos animais”, explica Elieny.

Conexão entre rebanhos de elite e produtores comerciais

Além das palestras e orientações técnicas, a Caravana do Melhoramento Genético busca estabelecer uma ponte entre os rebanhos de elite e os rebanhos comerciais, para disseminar a genética de qualidade em toda a base produtiva do estado.

Programa Pró-Genética amplia acesso à genética melhoradora

Segundo Elieny Abreu, o programa Pró-Genética visa facilitar o acesso a animais melhoradores para pequenos e médios produtores, promovendo a melhoria dos indicadores de produção e qualidade.

“A proposta é oferecer ao pequeno produtor condições reais para aumentar sua renda, por meio do uso de touros registrados e melhoradores que incentivam a produção sustentável”, afirma a zootecnista.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio