A feira contará com diversas atividades, desde exposições de sementes crioulas e nativas, produtos agroecológicos e artesanato, até palestras
Entre os dias 01 e 03 de agosto será realizada, no Município de Juti, a 18ª Feira de Sementes Nativas, Crioulas e Produtos Agroecológicos. Este ano o tema é “Venha agroflorestar o futuro com a gente! Soluções reais para enfrentar as mudanças climáticas e garantir a segurança alimentar”. A feira já se consolidou como um dos eventos mais tradicionais do estado voltado à valorização da agricultura familiar, da agroecologia e da soberania alimentar e tem como principal objetivo resgatar as sementes crioulas e incentivar a troca e o armazenamento entre os agricultores, além de promover a conservação da biodiversidade presente no Bioma Cerrado.
A feira contará com diversas atividades, desde exposições de sementes crioulas e nativas, produtos agroecológicos e artesanato, até palestras e debates sobre temas relacionados à agricultura familiar, agroecologia, conservação da biodiversidade e sustentabilidade. Além disso, serão disponibilizadas capacitações, como oficinas, minicursos e dia de campo, shows e atividades culturais. Todos os anos a feira reúne guardiões de sementes, agricultores familiares, pesquisadores, estudantes, comunidades indígenas, quilombolas, representantes de cooperativas e de instituições públicas e privadas ligadas ao Entre desenvolvimento sustentável. Durante todos os dias da feira, haverá espaços de comercialização de produtos da agricultura familiar, trocas de sementes e estandes agroecológicos.
O Pesquisador da Embrapa Pantanal, Alberto Feiden, responsável pela coordenação do evento, ministrará uma Oficina de caldas e fertilizantes. Além disso, a Embrapa estará oferecendo Oficia de semi processados de peixe e Oficina de cultivo de batatas – com distribuição de batatas cedidas pela Embrapa Agrobiologia e Embrapa Clima Temperado.
Para a Professora Zefa Valdivina Pereira, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), idealizadora e principal articuladora da Feira de Sementes de Juti, a Feira de Sementes representa mais do que um encontro de saberes “ela é a resistência viva dos povos do campo, das florestas e das águas, que guardam e multiplicam a diversidade agrícola e cultural do nosso país. Essa edição reafirma o compromisso com a agroecologia, com a segurança alimentar e com a construção coletiva de um futuro mais justo e sustentável”, declara.

Fonte: Navirainoticias/(Com informações Dourados News).