O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou a primeira edição do Prêmio Brasil Sem Fome. A iniciativa vai reconhecer os melhores resultados e experiências de combate à fome nos estados, municípios e Distrito Federal. As inscrições estão abertas e seguem até 28.07 (segunda-feira).
Podem participar órgãos públicos estaduais, municipais e do DF. A premiação está organizada em três categorias:
I – Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional nos Estados e Distrito Federal;
II – Bom Funcionamento das Instâncias do Sisan;
III – Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional.
Acesse aqui os formulários de inscrições
Em parceria com o Banco Mundial e o Ministério da Saúde, a premiação promovida pelo MDS, no âmbito da presidência da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), tem como objetivo fortalecer e estimular a inovação em políticas públicas voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade social.
O Prêmio Brasil Sem Fome também busca incentivar a estruturação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nos territórios. Assim, a iniciativa trabalhará sobre cinco eixos:
I – Identificar, reconhecer e divulgar iniciativas da gestão pública municipal que visam a garantia do direito humano à alimentação adequada;
II – Estimular a promoção de políticas públicas voltadas para o combate à fome nos estados, Distrito Federal e municípios;
III – Promover a troca de experiências, a inovação e o aperfeiçoamento de políticas públicas que visam o combate à fome;
IV – Promover a vigilância e o monitoramento da segurança alimentar e nutricional;
V – Estimular a adesão dos municípios ao Sisan.
Reconhecimento
Os cinco estados e/ou DF premiados na categoria Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional serão convidados a apresentar suas ações exitosas em evento nacional de premiação.
Pela categoria Bom Funcionamento das Instâncias do Sisan, serão premiados os 15 municípios e cinco estados e/ou DF que tiverem as melhores condições de funcionamento das instâncias do Sisan.
Os 15 municípios e cinco estados e/ou DF mais bem pontuados nessa seleção serão convidados a participar de evento nacional de premiação.
Na categoria de Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, receberão o Prêmio Brasil Sem Fome: os 20 municípios e cinco estados e/ou DF que tiverem os melhores exemplos de políticas públicas desenvolvidas para combater a fome.
As iniciativas premiadas também serão convidadas a participar de uma publicação (e-book) coordenada pela Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome (SECF) do MDS.
Experiências que, embora não sejam premiadas, mas que atinjam o mínimo de 50% da pontuação geral, receberão menção honrosa do MDS, por meio da SECF e também poderão integrar a publicação (e-book).
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome