Estudantes de medicina premiados destacam preparo para o Enem

Prêmio reconheceu 54 estudantes pelo seu alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foto: Ricardo Stuckert / PR

O Prêmio MEC da Educação Brasileira, além de premiar redes de ensino e escolas, reconheceu 54 estudantes pelo seu alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para os alunos, o prêmio conquistado é resultado da união entre rotina e dedicação e representa um reconhecimento ao protagonismo juvenil. A premiação reconheceu dois alunos de cada unidade da Federação pelo melhor desempenho na nota da redação. Eles foram condecorados em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Natural de São Luiz (MA), a estudante Laís Souza Fernandes, 18 anos, afirmou que foi uma honra representar o seu estado no Prêmio MEC, entre os estudantes que tiraram as melhores notas na prova de redação do Enem. Ela ingressou em medicina na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e considerou o prêmio um incentivo à educação e, principalmente, aos estudos. “É dessa forma que a gente vai ter novas oportunidades. É um novo mundo. É muito importante ter esse incentivo para aquelas pessoas que estão nessa fase do vestibular, que têm muitas dificuldades. Estudar medicina sempre me pareceu uma realidade completamente distante. Então, eu estou aqui para dar esse recado, de que é algo que vocês podem alcançar. Basta vocês persistirem e estudarem, porque por meio dos estudos é possível, sim, alcançar sonhos”, declarou.

.
Eu estou aqui para dar esse recado, de que é algo que vocês podem alcançar. Basta vocês persistirem e estudarem, Laís Souza Fernandes, estudante. Foto: Luís Fortes / MEC

Ingressante pelo sistema de cotas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o estudante rondoniense de medicina Teylan Nunes da Silva contou que realizou todo o estudo em escolas públicas. Filho de um pai semianalfabeto, ele recebeu apoio e motivação para que a educação fosse a porta para a conquista de uma vida melhor. “Estudar em escola pública influencia em diversos fatores, principalmente na visão de mundo. Essa visão que eu consegui ter, de poder escrever uma redação, sabendo o que eu estou escrevendo; e aprender tudo com um olhar de esperança. Se precisasse, eu faria tudo de novo. Estou muito feliz”, comemorou.

.
Se precisasse, eu faria tudo de novo. Estou muito feliz, Teylan Nunes da Silva, estudante. Foto: Luís Fortes / MEC

Para Caetano Todero Seminotti, estudante de medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS), a educação foi fundamental na sua vida e permitiu que ele entrasse no curso que idealizou. “Conforme eu fui avançando no ensino médio, eu fui maturando esse sonho. E, pelo Enem, eu consegui realizar esse sonho. Estou muito feliz de estar aqui. O prêmio é uma forma de reconhecer a educação pública e o bom desempenho dos alunos. É uma valorização da educação brasileira”, comentou.

.
Estou muito feliz de estar aqui. O prêmio é uma forma de reconhecer a educação pública e o bom desempenho dos alunos., Caetano Seminotti, estudante. Foto: Luís Fortes / MEC

O estudante de medicina Gustavo Dias Ferreira, já matriculado no Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, em Araguaína (TO), também se disse muito feliz com o reconhecimento, após uma jornada de estudos dedicada ao Enem. “Foi um período de um ano, fazendo muitos modelos, uma vez por semana, para aprender, pegar a prática da redação para conseguir chegar no Enem e conseguir performar para atingir uma boa nota. Estudar medicina é um sonho e tenho interesse pela área desde o primeiro ano no ensino médio”, disse. “Para mim, a educação move o mundo. Ela é uma forma de você ascender tanto socialmente, quanto economicamente, e é essencial para formação do cidadão”, completou Gustavo.

A mineira Samille Leão Malta, estudante de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), deixou um recado para os vestibulandos. “Eu digo para os estudantes que vão fazer Enem agora para se dedicarem, para estudarem muito. Quem sabe vocês estarão aqui, daqui a um tempo, recebendo o prêmio e podendo realizar o sonho de vocês através dos estudos?”, instigou.

Conheça todos os agraciados do Prêmio MEC

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Fonte: Ministério da Educação