23.6 C
Ponta Porã
domingo, 23 de junho, 2024
InícioRegiãoAmambaiFarofa do Prefeito é o prato que vai representar Amambai no 2º...

Farofa do Prefeito é o prato que vai representar Amambai no 2º Desafio Estadual das Merendeiras

No ato, que também homenageou a todas pelo Dia da Merendeira celebrado em 30 de outubro

Fabiana Ferreira Cruz, merendeira da Cozinha Central de Amambai, é a vencedora da etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras, organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Seu prato, Farofa do Prefeito, conquistou o paladar dos jurados e representará o município na próxima fase.

O evento aconteceu nesta quinta-feira, 5 de outubro, com o objetivo de valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos alunos das unidades educacionais do município, incentivando o uso de alimentos mais saudáveis.

Em uma prova de duas horas, as merendeiras tiveram que produzir com o apoio do Chef Paulo Vanconcelos um prato sem alimentos ultraprocessados, utilizando fontes proteicas, com no máximo duas preparações e no mínimo três produtos da Agricultura Familiar.

O vice-prefeito Rodrigo Selhorst, a presidente da Câmara Lígia Borges, a representante do 17º RC MEC Mara Aléssio Corrêa, a representante dos agricultores Karoline Andrade da Silva, a Chef Cassiane Deitos Raposo e o representante do Conselho de Alimentação Escolar Ageu Silveira dos Santos foram os jurados da competição que entre as cinco melhores receitas escolhidas, avaliaram diversos itens e definiram as posições das finalistas.

A campeã Fabiana e sua receita participarão em Campo Grande da Fase Estadual, competindo com as melhores merendeiras do estado de Mato Grosso do Sul. Além do prêmio de R$ 1.200,00, o local em que trabalha recebeu um Moedor de Carne Industrial.

Farofa do Prefeito é o prato que vai representar Amambai no 2º Desafio Estadual das Merendeiras
Zita Centenaro, secretária de Educação.

No ato, que também homenageou a todas pelo Dia da Merendeira celebrado em 30 de outubro, a secretária de Educação, Zita Centenaro falou sobre a evolução na qualidade dos alimentos desde a primeira edição do desafio. “Sabemos que dia a dia vocês preparam tantas merendas sempre adicionando uma dose de carinho, parabéns a cada que participou, vocês são verdadeiras vencedoras, temos orgulho do trabalho de vocês”, afirmou.

Farofa do Prefeito é o prato que vai representar Amambai no 2º Desafio Estadual das Merendeiras
Rodrigo Selhorst, vice-prefeito.

O vice-prefeito falou sobre a alegria de ver a preparação de outro ângulo, hoje de apenas sete pratos, mas todos os dias de mais de 11 mil merendas. “Parabéns ao SEBRAE por essa iniciativa que traz desenvolvimento para a nossa Agricultura Familiar e saúde para nossas crianças, estou curioso para saber quem ganhou, mas tenho certeza de que todas ganharam, inclusive Amambai”, concluiu.

Ainda durante a programação, as nutricionistas da Cozinha Central Lívia Martins e Antonieli Simões homenagearam o chef do SEBRAE Paulo e os jurados com belas cestas de produtos da Agricultur Familiar, as merendeiras receberam uma linda lembrancinha da Prefeitura de Amambai com uma tábua de carne personalizada e todos saborearam um delicioso jantar.

Farofa do Prefeito é o prato que vai representar Amambai no 2º Desafio Estadual das Merendeiras

Confira abaixo a classificação final do desafio em Amambai:

  • 1º Lugar: Fabiana Ferreira Cruz da Cozinha Central com a Farofa do Prefeito
  • 2º Lugar: Terezinha da Rosa Menas do CEI Deborah Quinzanni com Risoto de Frango
  • 3º Lugar: Regina Soza Silva do CEI Pequeno Aprendiz com o Omelete de Tilápia e Salada Mil Folhas
  • 4º Lugar: Adelaide Adão da Cozinha Central com o Guisado da Dê com Arroz Colorido
  • 5º Lugar: Matilde Ortiz Lhopis do CEI Nosso Lar com o prato Sabor e Nutrição

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE AMAMBAI