O turismo corporativo brasileiro segue em alta e reforça sua importância para a economia nacional. Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o segmento fechou o primeiro semestre de 2025 com um faturamento de R$ 6,5 bilhões.
“É mais um resultado positivo que demonstra o quanto nosso setor é potente e contribui, cada vez mais, com a economia brasileira, gerando renda e emprego. Temos trabalhado reafirmando o nosso compromisso em profissionalizar o setor, como forma de impulsionar diretamente o crescimento do país”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
A Abracorp realiza monitoramento mensal de 11 segmentos do mercado. Cruzeiros, hotéis, locação de veículos, pacotes de viagens e serviços aéreos são alguns dos setores analisados.
Os destaques deste primeiro semestre ficaram por conta de hotéis e rodoviário, representando quase 32% de todo o faturamento do período. O rodoviário fechou 15% acima em relação ao mesmo período do ano passado, com R$ 30,6 milhões nos primeiros seis meses. Já no setor hoteleiro, o faturamento foi ligeiramente superior, alcançando R$ 2,035 bilhões, um aumento de 1,5% em relação aos R$ 2,006 bilhões registrados no mesmo período de 2024.
O segmento de cruzeiros registrou um ótimo desempenho, com um crescimento de 29%. O faturamento saltou de R$ 1,1 bilhão para R$ 1,4 bilhão no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período do ano passado.
RECORDE – De acordo com a FecomercioSP, de janeiro a maio deste ano, o turismo brasileiro acumulou um faturamento de R$ 90,4 bilhões, o valor mais alto já registrado na série histórica, iniciada em 2012.
Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo