O Fluminense deu um passo importante rumo às quartas de final da Copa Sul-Americana ao vencer o América de Cali por 2 a 1, nesta terça-feira, em um agitado Estádio Olímpico Pascual Guerrero. Com eficiência cirúrgica no primeiro tempo, o Tricolor abriu vantagem com um gol contra de Candelo e outro de Canobbio, mas um gol de Barrios nos acréscimos manteve o confronto em aberto para a decisão no Rio de Janeiro.
O jogo
O roteiro da partida foi de contrastes. O América de Cali, empurrado por sua torcida, iniciou com um ímpeto avassalador. Em menos de cinco minutos, a equipe colombiana já havia criado duas chances claras, testando a defesa tricolor e indicando uma noite difícil para os brasileiros.
Contudo, a resposta do Fluminense foi letal. Na sua primeira investida ofensiva, aos seis minutos, uma cobrança de falta de Samuel Xavier encontrou a cabeça do defensor Candelo, que, na tentativa de afastar o perigo, jogou contra o próprio patrimônio. O gol silenciou o estádio e deu tranquilidade ao time de Fernando Diniz.
Apesar do golpe, os donos da casa mantiveram a postura agressiva. Mas a objetividade tricolor falou mais alto novamente. Aos 15 minutos, Canobbio foi lançado em velocidade, usou a força para superar a marcação e finalizou com precisão, ampliando a vantagem para 2 a 0. O segundo gol abalou o América, que diminuiu o ritmo e passou a ter dificuldades para criar, permitindo ao Fluminense controlar o jogo até o intervalo.
Segundo tempo
Na volta para o segundo tempo, o Fluminense quase transformou a vitória em goleada. Com menos de um minuto, Everaldo cabeceou com perigo. Pouco depois, Canobbio, em grande noite, acertou um chute forte que explodiu caprichosamente no travessão.
O América demorou a se reencontrar, mas, na base da insistência, voltou a ameaçar na reta final. O goleiro Fábio precisou trabalhar em chutes de Lucumi e Holgado para manter a vantagem. Quando a vitória por dois gols de diferença parecia selada, já nos acréscimos, Barrios recebeu na área e conseguiu diminuir, dando números finais à partida e uma sobrevida ao América de Cali no confronto.
Cenário para a volta
O duelo decisivo acontecerá na próxima terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA DE CALI 1 X 2 FLUMINENSE
Local: Estádio Olímpico Pascual Guerrero, em Cali (Colômbia)
Data: 12/08/2025
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Cristian Garay (Chile)
Assistentes: Alejandro Molina (Chile) e Carlos Poblete (Chile)
VAR: Juan Lara (Chile)
Cartões amarelos: Barrios (América do Cali); Thiago Santos (Fluminense)
GOLS: Candelo (contra), aos 6′ do 1º T; Canobbio, aos 15′ do 1º T (FLUMINENSE) | Barrios, aos 47′ do 2º T (AMÉRICA DE CALI)
AMÉRICA DE CALI: Soto, Candelo (Bocanegra), Tovar, Pestaña e Mina; Carrascal, Navarro (Castillo) e Escobar; Lucumi (Garcés), Ramos (Holgado) e Barrios. Técnico: Diego Raimondi
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Manoel, Freytes e Renê; Hércules (Thiago Santos), Martinelli (Bernal) e Lima (Lucho Acosta); Serna, Everaldo (Cano) e Canobbio (Guga). Técnico: Renato Gaúcho
Fonte: Esportes