
Brasília 03/07/2025 – Com foco no fortalecimento e na integração das forças de segurança em todo o País, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) já capacitou mais de 3 mil profissionais no primeiro semestre de 2025. As formações foram conduzidas pela Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), em parceria com a Diretoria de Ensino e Pesquisa.
Foram 11 edições da Instrução de Nivelamento de Conhecimento, sendo seis regulares e cinco voltadas ao combate a incêndios florestais. As INCs padronizam os procedimentos e aumentam a excelência técnica dos profissionais. Após a conclusão da formação, os participantes ficam aptos a serem convocados para compor as operações por todas as regiões do Brasil.
As edições regulares têm duração média de 30 dias e ocorreram em Brasília (DF), Belém (PA), Cruzeiro do Sul (AC) e Macapá (AP) Já as edições de INC Florestal, com duração de cinco dias, ocorreram em Brasília (DF), Macapá (AP), Manaus (AM) e São Raimundo Nonato (PI). As INCs ocorrem a partir da solicitação dos entes federados, em alinhamento com as demandas locais e com o planejamento da Senasp.
Entre os conteúdos abordados estão: uso diferenciado da força; direitos humanos; gestão de multidões; polícia comunitária; tiro policial voltado à preservação da vida; técnicas de menor potencial ofensivo; proteção de terras indígenas; e combate a crimes ambientais.
Além disso, a FNSP promoveu 27 edições do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático, com turmas em Brasília (DF), Belém (PA), Cruzeiro do Sul (AC), Macapá (AP) e Rio Branco (AC) capacitando mais de mil profissionais.
Durante o primeiro semestre deste ano, também foram oferecidos os cursos de Técnicas Especiais de Investigação, com foco no combate ao crime organizado; Segurança e Proteção a Autoridades; Piloto de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (drone); Identificação de Vítimas de Desastre de Massa (DVI); e Planejamento Logístico (gestão de viaturas e materiais).
Balanço geral
Em 2023, foram capacitados 4.070 profissionais e, em 2024, esse número subiu para 6.229. Somados ao primeiro semestre de 2025, em dois anos e meio, são aproximadamente 14 mil profissionais de diversas carreiras de segurança pública capacitados em todo o País. Também participaram dos cursos representantes de instituições parceiras como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Ministério Público e Forças Armadas.
Novas turmas em 2025
A previsão é que novas turmas de INC regular ocorram em Alagoas (AL), no Distrito Federal (DF), no Pará (PA) e em Tocantins (TO), no segundo semestre.
Também estão previstas mais 14 edições de INC Florestal em Ananindeua (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Luís (MA).
Cadastro de veteranos
A FNSP está com o cadastro de veteranos aberto. O objetivo é formar um banco de dados de profissionais que possam ser convocados para reforço eventual do efetivo, conforme a necessidade da administração pública.
A inscrição é destinada exclusivamente a profissionais aposentados ou da reserva remunerada das Polícias Civil e Militar, Corpos de Bombeiros Militares e profissionais de perícia, cuja inatividade tenha ocorrido há menos de cinco anos.
Para participar, é necessário:
– Ter idade igual ou inferior a 59 anos
– Ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B válida
– Não ter condenações na Justiça comum ou militar
O cadastro deve ser feito pelo formulário disponível todos os dias, das 18h às 8h do dia seguinte, e serão avaliados pela Direção da Força Nacional.