Força-Tarefa desarticula esquema que concedia benefícios irregulares no Mato Grosso do Sul

A Força-Tarefa Previdenciária no estado do Mato Grosso do Sul deflagrou, nesta terça-feira (11), a Operação Falsas Raízes, visando desarticular associação criminosa responsável por concessões irregulares de benefícios assistenciais em Ponta Porã (MS).

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, bem como o sequestro de bens e valores dos envolvidos, expedidos pela 1ª Vara Federal do município. A ação contou com a participação da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), do Ministério da Previdência Social (MPS).

Análises preliminares realizadas pela CGINP sobre uma amostra de dados permitiram identificar distorções entre a quantidade de benefícios assistenciais mantidos no município de Ponta Porã/MS e o perfil etário de sua população.

No decorrer dos trabalhos, foram identificadas concessões de Benefícios de Prestação Continuada (BPC) a pessoas de nacionalidade estrangeira, especificamente paraguaia, com indícios de irregularidade na comprovação de domicílio em território brasileiro.

Segundo a CGINP, foram identificados ao menos dez benefícios com o perfil acima, que, juntos, somam mais de R$ 290 mil em prejuízo. Se interrompidos os pagamentos desses benefícios, estima-se uma economia superior a R$ 2,8 milhões aos cofres públicos, cálculo realizado com base na expectativa de sobrevida de cada beneficiário.

Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate eficaz a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.

Fonte: Ministério da Previdência Social