17 C
Ponta Porã
segunda-feira, 20 de maio, 2024
InícioFestas & EventosFronteira Criativa cai nas graças e passa a ser ponto de encontro...

Fronteira Criativa cai nas graças e passa a ser ponto de encontro mensal para famílias de Ponta Porã

Um ano após a primeira edição da Fronteira Criativa, pode-se afirmar sem medo de errar que ela está definitivamente inserida no calendário das famílias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. A razão? Tornou-se um lugar agradável, aconchegante, com espaço gastronômico que agrada muito, artesanato criativo, além de trazer cultura na forma de rodas de conversa e atrações culturais.

Tudo isto, na Praça Pedro Manvailler. O espaço é montado todos os meses e agora já possui uma configuração padrão, o que acaba facilitando a busca do artesanato para presente ou mesmo a barraca gastronômica preferida.

Desde o início, uma das ideias era que o evento acontecesse de forma a estimular a economia criativa, reunindo artesãos em um único espaço para oferecer seus produtos. Dados apontam, que a cada edição da Fronteira Criativa, circulam entre 25 e 30 mil reais, na forma de volume de negócios, apenas no artesanato criativo.

No total, até agora, já contabilizou a inscrição de 100 expositores, sendo uma média de 50 participantes no segmento de artesanato, moda autoral e brechó, 40 do setor de gastronomia, 10 de segmentos diversos como souvenirs e outros, com 40 atrações culturais para uma média de 1.600 pessoas por edição da Fronteira Criativa.    

A Fronteira Criativa ao longo de 12 edições, ofereceu uma temática a cada etapa e apresentou números significativos no fomento a produção cultural e no constante aumento da participação dos expositores e público da fronteira e visitantes.

Durante este um ano de evento, a Fronteira Criativa apresentou três edições realizadas de forma integrada com eventos e festivais em datas especiais, sendo duas itinerantes como o Aniversário de Ponta Porã no Parque dos Ervais e EXPORÃ no Parque de Exposições. A Fronteira Criativa entendeu a importância das parcerias e realizou edições juntamente com e o V Festival de Inovação Cultura e Arte FICA na Fronteira e a V Festival Internacional de Cerveja Artesanal e a Periferarte ambas ocorridas na Praça Pedro Manvailler.  

A próxima edição da Fronteira Criativa começa a ser formatada e como sempre, trará novidades para todos os gostos.

* Diretoria de Comunicação