GGI-FRON realiza reunião ordinária em Ponta Porã

Divulgação

Durante o ano de 2025, foram realizados 25.959 atendimentos diretos à população. 

O GGI-FRON – Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e Divisas – Polo Ponta Porã, realizou a sua primeira reunião ordinária do ano de 2026, na sede da Guarda Civil Municipal de Fronteira, nesta quinta-feira, 12. Da pauta, constaram assuntos relevantes, como as definições das ações integradas para 2026, a Violência doméstica e familiar (Coord. da Mulher de Ponta Porã), além de outras demandas apresentadas pelos membros do GGI-FRON.

Para se ter uma noção da importância desta reunião, participaram representantes do Exército, Marinha, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal DEFRON, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Ambiental e GCMFron. A reunião foi presidida pelo Cel. P.M. Rozeni, que ocupa o cargo de Secretário Executivo do GGI-Fron.

Para ele, a integração entre as forças policiais é importante para que ações sejam alinhadas ao cumprimento do dever de cada elo da corrente. “Nesta reunião, alinhamos estratégias e políticas para levar atendimento nas áreas de fronteira, aumentando consideravelmente, com a união de forças, o combate aos crimes transfronteiriços”, finalizou.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Dilma Silva, iniciou a sua fala, trazendo à tona um problema que é comum à todas as forças policiais, que são os casos de violência contra a mulher. Ela recebeu o apoio e a disposição de todos no sentido de que os trabalhos diários visem combater este tipo de crime.

O Comandante da GCMFron, Alex Lima, falou sobre os trabalhos realizados em Ponta Porã, como auxílio às demais Forças Policiais, Ronda nos Parques, Ronda Escolar. Durante o ano de 2025, foram realizados 25.959 atendimentos diretos à população. Também foram realizadas 85 palestras, que atingiram 2.548 alunos da rede municipal, com temas como “Bullying” e “Acidentes Domésticos”.

Da reunião, algumas deliberações, que merecem atendimento via Brasília – DF, serão encaminhadas no sentido de que o olhar as regiões com especificidades próprias, como é o caso das regiões de fronteira, recebam tratamento diferenciado, através de acordos de cooperação jurídica e policial, a fim de o compartilhamento de dados, por exemplo, seja mais célere e ágil.

O Secretário Municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio, agradeceu a presença de todos os representantes da Segurança Pública e destacou que: “Reuniões como essa, fortalecem a união entre todos aqueles que trabalham na área de Segurança Pública e permite que ao final, a nossa população possa sentir que sempre precisar, pode contar com todos os que estavam presentes”, finalizou.

Fonte: Pedro Zadyr – SMSP