Ao todo, 84 agências dos Correios estão disponíveis para atendimentos a aposentados e pensionistas no estado.
Desde o dia 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ir a agências dos Correios de todo o Brasil para tratar os descontos não autorizados em seu benefício.
Conforme levantamento dos Correios atualizado hoje (4), 4.623 pessoas já procuraram uma das 84 agências disponíveis em Mato Grosso do Sul. As maiores procuras foram em Campo Grande, com 1350 atendimentos; Três Lagoas, 287; Corumbá, com 221; Dourados, com 207; Ponta Porã com 88.
No Brasil, já foram realizados 319.430 atendimentos. No sistema do “Meu INSS” e no telefone 135, já são quase 2,5 milhões aposentados e pensionistas que pediram a devolução do dinheiro, de acordo com o último balanço de sábado (31/5). Apenas 60 mil confirmaram os débitos.
Para quem é o atendimento?
O atendimento presencial é destinado, preferencialmente, às pessoas que tenham alguma dificuldade em realizar a consulta de forma online, usando o celular, computador ou internet. Os canais preferenciais continuam sendo o aplicativo do Meu inss, o site do inss e pela Central 135. Caso você tenha conseguido realizar a consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.
No atendimento presencial, os beneficiários podem:
Consultar se existem descontos aplicados em seu benefício;
Solicitar a contestação de descontos não autorizados;
Confirmar a autorização de algum desconto;
Acompanhar o resultado da contestação (disponível em até 154 dias úteis após a solicitação);
Analisar e refutar a documentação apresentada por associações;
Imprimir um protocolo de atendimento com instruções direcionadas ao atendimento via telefone (135) ou pelo portal Meu INSS.
O atendimento é gratuito, prioritário e seguro. Para ser atendido, o beneficiário deve apresentar apenas um documento oficial com identificação. Caso não possa comparecer, pode nomear um representante legal com a procuração autenticada, mas o atendimento a terceiros só é válido para consulta.
Online
Se você prefere não sair de casa, a consulta pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS seguindo os seguintes passos:
Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo para Android ou iOS.
Faça login com seu CPF e senha do Gov.br.
Clique em “Extrato de Pagamento” para visualizar os descontos realizados.
Se identificar descontos não autorizados, é possível solicitar o cancelamento diretamente pelo portal ou aplicativo
Atenção aos golpes
Nenhum agente dos Correios está autorizado a ir à sua casa e oferecer o serviço. As únicas formas de ser atendido são nos formatos digitais ou presenciais, nas agências listadas.
Ponta Porã:
Ponta Porã: Avenida Brasil, 2861 – Centro
Fonte: Correio do Estado