O Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro (CDPNB) instituiu, nesta quarta-feira (07/01), por meio da Resolução CDPNB nº 43, um Grupo Técnico que será responsável por estudar a infraestrutura nacional para implantação de reatores nucleares de potência no país. A análise foca especialmente na adoção de Pequenos Reatores e Microrreatores Modulares que podem ser instalados em terra.
Coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o grupo terá o prazo de 180 dias para conclusão dos trabalhos. Ao final desse período, será apresentado ao Comitê um documento técnico com os principais desafios e oportunidades relacionados à infraestrutura nacional para reatores nucleares de potência, considerando aspectos tecnológicos, institucionais, regulatórios e ambientais.
O grupo é composto por representantes de diversos órgãos e entidades do Governo do Brasil, além de instituições dos setores nuclear e energético. A iniciativa integra as ações para o fortalecimento do planejamento energético de longo prazo e diversificação da matriz energética brasileira.
O CDPNB tem a missão de acompanhar e supervisionar a implementação das ações do setor nuclear, promovendo a atuação integrada e coordenada entre Ministérios, órgãos, autarquias, empresas públicas e entidades representativas. O colegiado também é responsável por formular políticas públicas para o setor, propor melhorias ao Programa Nuclear Brasileiro e monitorar o planejamento e a execução das iniciativas conjuntas voltadas ao fortalecimento e ao desenvolvimento do programa no país.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn

