27 C
Ponta Porã
quarta-feira, 28 de fevereiro, 2024
InícioFestas & Eventos"Guerra d’Água" em Ponta Porã diverte foliões na fronteira com o Paraguai

“Guerra d’Água” em Ponta Porã diverte foliões na fronteira com o Paraguai

A tradição da “Guerra d’Água” está de volta! Jovens e adultos se divertem na tarde deste domingo (11) e na terça-feira (13) brincando na Avenida Brasil, no centro de Ponta Porã, MS.

A diversão é uma manifestação popular voluntária e regulamenta por lei municipal, que anualmente acontece essa brincadeira tradicional com os foliões, tanto do lado brasileiro quanto do paraguaio, já que a cidade faz fronteira com Pedro Juan Caballero (PY).

Para garantir a ordem pública, a Polícia Militar de Ponta Porã e a Guarda Civil Municipal de Fronteira estarão presentes para que todos se divirtam de forma segura. A “Guerra d’Água”, regulamentada por lei, possui regras específicas:

  • É uma manifestação popular voluntária que busca a integração entre os participantes;
  • O local designado por lei é a Avenida Brasil, em frente ao posto da PM, até a esquina com o Banco do Brasil, nos sentidos bairro/centro e centro/bairro;
  • É permitido jogar água limpa com “balõezinhos” ou outros recipientes, desde que não cause lesões a terceiros;
  • O horário de início é às 13h e término às 17h, no domingo de carnaval e na terça-feira;
  • Aqueles que causarem danos a terceiros serão responsáveis por repará-los, como quebrar vidros de carros, danificar retrovisores ou residências, sendo denunciados às autoridades policiais competentes para as providências necessárias. “Vários blocos e pessoas já estão se organizando e fazendo seu estoque de “balõezinhos” , milhares de pessoas deverão para Avenida Brasil e buscar o melhor banker e curtir a sua guerra”, disse o vereador Marcelino Nunes autor da lei.