21.3 C
Ponta Porã
sexta-feira, 26 de abril, 2024
InícioRegiãoJardimHorta instalada por detentos alimenta alunos e famílias carentes

Horta instalada por detentos alimenta alunos e famílias carentes

A cada 3 dias de trabalho, internos recebem 1 dia a menos de pena

Instalação para plantio de legumes e verduras realizado por detentos na cidade de Jardim, tem contribuído para a alimentação saudável de alunos da rede pública da cidade e pessoas em situação de vulnerabilidade na região.

No projeto, os internos que fazem parte do regime fechado,  contam com autorização judicial para deixarem o presídio sob escolta policial, e atuarem na estruturação dos canteiros da horta, bem como os primeiros plantios, cujos procedimentos seguintes ficarão aos cuidados da instituição atendida.

A ação é desenvolvida pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) em Mato Grosso do Sul. A cada três dias trabalhados, o detento recebe remição de um dia de pena.

“Nosso objetivo é devolver à sociedade, de certa forma, o que é investido no sistema prisional; o foco é esse caráter retributivo, ao mesmo tempo, em que trabalhamos a ressocialização da pessoa presa, seja oferecendo ocupação produtiva e capacitação nesta área agrícola, ou mesmo incutindo estes valores de ajudar a quem mais precisa”, comenta o diretor do presídio, Júlio César Góes da Silva, idealizador do projeto.

A área já existe no Estabelecimento Penal Máximo Romero há cerca de oito anos e começou funcionando como um meio de incrementar as refeições servidas a internos e servidores, além de servir de laboratório para as constantes capacitações oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), importante parceiro da Agepen na realização de cursos profissionalizantes na unidade prisional.

FONTE: CAMPO GRANDE NEWS