IBGE inverte Mato Grosso com Mato Grosso do Sul em mapa da Amazônia Legal

DIVULGAÇÃO

Vale ressaltar que Mato Grosso do Sul não faz parte da Amazônia Legal, mas Mato Grosso sim.


Mais uma vez cometeram uma “gafe” contra Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os estados foram divididos em 1977, mas, em pleno 2025, as pessoas ainda se confundem.

Desta vez, foi o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que confundiu ambos estados.

No mapa da Amazônia Legal 2024, o IBGE inverteu MT com MS no mapa: no lugar de “MT” está “MS” e no lugar de “MS” está “MT”. Veja na foto acima.

Vale ressaltar que Mato Grosso do Sul não faz parte da Amazônia Legal, mas Mato Grosso sim.

Os biomas predominantes em MS são o Cerrado, o Pantanal e a Mata Atlântica. Já os de MT são Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Após perceber o erro, o instituto retirou o mapa do site. Por enquanto, o site está sem nenhum mapa atualizado da Amazônia Legal.

Ambos estados são confundidos diversas vezes. É comum o sul-mato-grossense gritar “do Sul” quando uma pessoa de fora cita “Mato Grosso”, querendo se referir a Mato Grosso DO SUL. Aliás, muitas pessoas se esquecem que ambos foram divididos.

DIVISÃO MS-MT
Com o processo de divisão do estado de Mato Grosso em duas unidades federativas, ocorreu a fundação de Mato Grosso do Sul.

A divisão dos estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS) ocorreu em 11 de outubro de 1977, no mandato do ex-presidente Ernesto Geisel. Essa divisão resultou na criação de Mato Grosso do Sul a partir do estado original de Mato Grosso.

Mas, a divisão em questão, só foi concretizada efetivamente em 1º de janeiro de 1979.

O primeiro governador de Mato Grosso do Sul (MS) foi Harry Amorim Costa, nomeado em 1º de janeiro de 1979. Ele pertencia ao extinto partido Arena.

O mandato inicial tinha duração de quatro anos, com possibilidade de reeleição. A posse de Amorim Costa marcou o início da história do governo de MS, juntamente com a criação da nova Assembleia Legislativa. Ele foi nomeado, ou seja, não foi eleito pelo voto popular.

O primeiro governador eleito de Mato Grosso do Sul pelo voto popular foi Wilson Barbosa Martins. Ele foi eleito em 1982 e assumiu o cargo em 1983.

Fonte: Correiodoestado