Um professor universitário aposentado de 81 anos demonstrou seu compromisso cívico ao comparecer às urnas no Rio de Janeiro, apenas dez dias após ser submetido a uma cirurgia para remover um câncer de bexiga. Carlos Peixoto, mesmo ainda em recuperação e com pontos cirúrgicos, fez questão de exercer seu direito ao voto no segundo turno das eleições.
O idoso relatou ter enfrentado complicações após a alta hospitalar, necessitando de um novo procedimento para corrigir um problema na sonda urinária. Apesar das dificuldades, Peixoto caminhou sozinho de sua residência até o local de votação, no Instituto São João Batista, no bairro do Méier. Ele afirmou que, após votar a vida inteira, não poderia se ausentar em um momento tão crucial para o país.
Apesar de o local de votação possuir apenas escadas e ser de difícil acesso para pessoas com mobilidade reduzida, o professor utilizou seu direito de prioridade e foi atendido rapidamente. “Eu votei a minha vida toda e, num momento tão importante como este, eu não poderia ficar de fora”, declarou Peixoto, ressaltando a importância da participação cidadã.
Outro eleitor que chamou atenção foi o jornaleiro Chico Spinelli, que completou 68 anos no dia da eleição. Ele celebrou o aniversário de forma antecipada para poder comparecer ao seu posto de trabalho após votar. Spinelli, que não abria sua banca aos domingos há algum tempo, decidiu fazê-lo neste dia para interagir com os clientes e vender jornais, revistas e café, buscando se distrair do cenário eleitoral e manter a tranquilidade, sem esquecer sua medicação diária para pressão.
O transporte público no Rio de Janeiro funcionou de forma gratuita durante todo o dia da votação, incluindo ônibus, metrô e barcas, como forma de incentivar a participação dos eleitores. O metrô teve gratuidade estendida até as 20h.

