IFAP receberá primeiro campus fluvial do Brasil

Foto: Bruna Araújo /MEC

Com o intuito de expandir a educação profissional e tecnológica (EPT) e levar oportunidade para as populações tradicionais do Amapá, os ministérios da Educação (MEC) e da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) estão discutindo a implantação do primeiro campus fluvial do Brasil para o Instituto Federal do Amapá (IFAP). O objetivo é atender melhor as comunidades ribeirinhas e reduzir a desigualdade educacional no estado. 

O campus está sendo pensado para ofertar cursos nas áreas de sistemas de energias renováveis, agricultura familiar, condução de turismo, pesca e áreas correlatas para atender à demanda local que se concentra em atividades rurais e extrativistas. Cerca de 800 vagas devem ser ofertadas por ano nas diversas modalidades de ensino, garantindo o acesso à educação técnica e tecnológica, profissionalização, pesquisa, extensão e inovação. Ao mesmo tempo, serão geradas oportunidades para ingresso no serviço público por meio de concursos e seleções de profissionais docentes e técnicos. 

Em maio de 2025, o reitor do Instituto Federal do Amapá, Romaro Silva, apresentou a ideia do campus fluvial ao MIDR. Após diálogo com representantes do MEC, foi autorizado o início do processo de licitação. Nós estamos autorizando o reitor a tomar todas as providências para licitar esse novo campus porque eu acho que vai ser uma experiência inovadora que vai poder percorrer todo o território da Amazônia e atender comunidades mais distantes, levando ensino técnico, profissionalizante e oportunidades para a nossa juventude no estado do Amapá e na Amazônia, anunciou o ministro Camilo. 

A unidade será voltada ao atendimento de comunidades ribeirinhas no estado do Amapá, com ênfase no Arquipélago do Bailique, que abrange oito ilhas e mais de setenta comunidades, mas a expectativa é que o campus possa contemplar também parte da Ilha do Marajó (PA). Essa conquista é fruto de um sonho coletivo. E é justamente esse espírito de união que tem tornado possível garantir o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade para mais pessoas, especialmente para aquelas que mais precisam. Agora, iniciamos de forma imediata o processo de licitação para dar vida ao nosso tão esperado Campus Fluvial, disse o reitor do Ifap. 

O ministro do MIDR, Waldez Góes, celebrou a notícia. Sou ribeirinho, amazônida, nascido na beira do rio. Ter a primeira unidade fluvial do Instituto Federal de Educação para atender os ribeirinhos, a partir de um pleito organizado pelo instituto do Amapá, autorizado pelo ministro Camilo e pelo presidente Lula, é motivo de comemoração, declarou.  

O formato fluvial do campus sinaliza uma estrutura pensada para o acesso por embarcação, atendendo diretamente as comunidades locais ou até mesmo as mais isoladas para a oferta de cursos de qualificação profissional, desde a formação inicial e continuada (FIC) até a graduação ou pós-graduação. Esse modelo representa adaptação à logística regional, levando o ensino até quem vive às margens dos rios e longe dos grandes centros urbanos. 

Eu sempre apoiei a Universidade Federal do Amapá e sou um apoiador do Instituto Federal, porque ele nasce já na comunidade, fazendo extensão. Se hoje nós estamos com cobertura em quase 100% do estado com a educação superior, devemos muito à estratégia do Ministério da Educação, do presidente Lula, de expandir a rede do Instituto Federal de Educação, dando oportunidade a homens, mulheres, trabalhadores, filhos de trabalhadores, para acessar o nível superior, ressaltou o ministro Waldez. 

Campus em MazagãoO MEC também analisa a possibilidade da construção de mais um campus do Ifap, em Mazagão. É uma demanda justa e importante. Vamos trabalhar muito para que a gente possa levar esse campo do Mazagão. É um sonho do presidente Lula chegar a mil campi e Institutos Federais em todo o país, afirmou o ministro Camilo Santana. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do MIDR 

Fonte: Ministério da Educação