O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho (MG), representa o Brasil na lista de 52 lugares para conhecer em 2026 do jornal americano The New York Times, divulgada nesta terça-feira (06.01). O local, considerado um dos maiores museus a céu aberto do mundo, aparece na 24ª posição do ranking. Em 2026, o Inhotim completa 20 anos de abertura para visitação pública.
De acordo com a publicação, “uma das poucas queixas feitas sobre o Inhotim — um museu de arte contemporânea no sudeste do Brasil — é que é muita coisa para um dia só”, destaca.
“Em 2026, o Inhotim comemora seu 20º aniversário aberto ao público (começou como uma coleção particular) com uma programação especial de exposições que exploram a identidade afro-amazônica do Brasil. Obras de Dalton Paula, Davi de Jesus do Nascimento, Paulo Nazareth e 22 artistas indígenas sul-americanos se juntarão às coleções permanentes de artistas como Yayoi Kusama e Hélio Oiticica”, acrescenta o jornal.
Ainda em Minas Gerais, o jornal destaca as igrejas barrocas e o Parque Nacional da Serra do Cipó como ótimos motivos para estender a viagem pelo estado do Sudeste brasileiro.
INHOTIM – Localizado a cerca de 60km de Belo Horizonte (MG), Inhotim é um museu de arte contemporânea e Jardim Botânico. Sua localização privilegiada – entre a Mata Atlântica e o Cerrado –, e as paisagens exuberantes ao longo dos 140 hectares de visitação proporcionam aos visitantes uma experiência única que mescla arte e natureza. Cerca de 1.862 obras de mais de 280 artistas, de 43 países, compõem o acervo e são exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes.
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

