Inscrições abertas para programas de bolsas de formação de mecânicos de manutenção aeronáutica

Programa oferta 74 bolsas de estudos para mecânico de manutenção

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) informa que estão abertas, a partir de hoje (2), as inscrições para o programa de bolsas de estudo voltado à formação de mecânicos de manutenção aeronáutica. Ao todo, são 74 vagas gratuitas, em Brasília (DF), destinadas a pessoas que desejam iniciar ou consolidar uma carreira na aviação civil.  

O programa é realizado em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e integra o Programa Asas para Todos, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Essa é uma oportunidade de responder à crescente demanda do transporte aéreo brasileiro, impulsionada pelo aumento do número de passageiros – 30 milhões de viajantes a mais em 2025 – e da oferta de voos com a geração de emprego e qualificação de novos profissionais.  

Inscrições

As inscrições começam hoje (2) e seguem até 13 de fevereiro de 2026. Os interessados devem consultar o edital e a lista de documentos obrigatórios. As inscrições podem ser realizadas presencialmente, na unidade do Sest-Senat, em Samambaia (DF) ou por meio do formulário online nos seguintes canais:  

Todos os candidatos devem ter concluído o ensino médio e serem moradores do Distrito Federal ou Entorno. O processo seletivo adota critérios de preferência de vagas, priorizando:  

  • Pessoas de baixa renda;  
  • Beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda;  
  • Residentes do Distrito Federal ou Entorno;  
  • Quem mora próximo a aeroportos;  
  • Quem tem vínculo familiar comprovado com trabalhadores da aviação (até 3º grau colateral). 

Como será curso? 

O curso de mecânico de manutenção aeronáutica (MMA) conta com 1.200 horas de formação teórica e 240 horas de estágio obrigatório, distribuídas ao longo de aproximadamente 18 meses, com as seguintes características: 

  • Curso Técnico em Manutenção Aeronáutica em Aviônicos, com 24 vagas no período noturno (18h40 às 22h40); 
  • Curso Técnico em Manutenção Aeronáutica em Célula, com 25 vagas no período noturno (18h40 às 22h40);  
  • Curso Técnico em Manutenção Aeronáutica em Grupo Motopropulsor, com 25 vagas no período matutino (8h às 12h). 

As aulas serão ministradas na unidade do Senat em Samambaia (DF) e incluem todo o material didático, sem custos para os alunos. Para a certificação, é exigida frequência mínima de 70% e aproveitamento de 75% ao longo da formação.  

Assessoria Especial de Comunicação Social  
Ministério de Portos e Aeroportos 

Fonte: Portos e Aeroportos