07/11/2013 17h
No dia 04 de novembro de 1980 nascia um dos maiores clubes campestres do interior do Estado
Jornal Regional
um dos maiores clubes campestres do interior do Mato Grosso do Sul completou 33 anos de fundação nesta segunda-feira, 04 de novembro. Nesse dia do ano de 1980, um grupo de pessoas se reunia no Edifício Cinelândia, às 15 horas, para tratar da criação de um clube de campo. Naquela oportunidade, o comerciante Anaurelino Marques, mais conhecido como ´Velhinho´, colocou a proposta para criação de uma entidade associativa com fim de gerir o então clube.
Naqueles anos, Ponta Porã não contava com um espaço como o que havia sido projetado, o que acabou contribuindo decisivamente para a aprovação. Apresentado o anteprojeto que continha como principal finalidade a recreação, prática de esportes em geral, o grupo acabou aprovando a fundação da entidade associativa, batizada de Itapema Iate Clube.
Sua estrutura é considerada uma das melhores do Mato Grosso do Sul, com uma área verde intacta, áreas de lazer para a prática esportiva, bosque com churrasqueiras além de outros atrativos.
A primeira diretoria do Itapema Iate Clube contou com a seguinte formação para o biênio 1980-1983: Anaurelino Marques (presidente); Dr. Astúrio Marques (vice-presidente); Geraldo César Torres Carpes (secretário); Dr. Álvaro Vital de Oliveira Filho (tesoureiro); Waldir Dornel (diretor social); Fahd Jamil (diretor de patrimônio).
Essa foi a composição da primeira diretoria do clube campestre, responsável pelos primeiros passos e organização do quadro associativo bem como da parte administrativa da recém-fundada associação. De lá até aqui, foram seis diretorias sucessivas, eleitas por voto direto e secreto dos sócios-fundadores e proprietários.
Em novembro de 1983, o comerciante Ernesto Bush Wetters foi eleito presidente para o biênio 83-1985. Posteriormente, o cartorário Augusto José Bueno de Oliveira ocupou a presidência por dois mandatos consecutivos (11-1985 a 10-1987), sendo reeleito para o período 1988-1989. O mesmo Augusto Bueno de Oliveira foi eleito novamente presidente em agosto de 1994, tendo ocupado a presidência até junho de 1996.
O contabilista Carlos Rafael Romero foi presidente entre 1990 e 1991, quando o clube passou por dificuldades, mas conseguiu superar os obstáculos. Entre dezembro de 1992 a junho de 1994, o comerciante Fioravante Bosso (in memorian) foi presidente, tendo ocupado a função no período entre 2002 a 2005, quando o estatuto do clube foi modificado e o mandato presidencial passou para três anos.
O presidente licenciado José Eraldo Rebelo Maciel foi reeleito em abril passado para o quinto mandato. Em julho, ele pediu licença e assumiu a presidência do Itapema Iate Clube o jornalista Carlos Augusto Monfort, que ocupa a função atualmente. José Eraldo Maciel foi presidente nos seguintes períodos: 04-1997 a 03-1999; 04-1999 a 03-2001; 04 de 2005 a 03-2008; 06-2008 a 04-2011 e agora 04 de 2011 a 04-2014.
É da gestão de José Eraldo onde estão os principais investimentos no clube. Mas cada diretoria fez sua parte e contribuiu para o que é hoje o Itapema Iate Clube. Ele sempre lembra que o maior desafio foi manter o clube aberto, principalmente nos períodos de forte crise financeira, quando a primeira decisão é deixar de pagar mensalidade do clube ao cortar gastos supérfluos. “Conseguimos sobreviver e manter as portas abertas, enquanto muitos clubes do Estado fecharam”, diz José Eraldo Maciel.
Atualmente, a diretoria do Itapema Iate Clube está assim constituída: José Eraldo Rebelo Maciel (presidente licenciado); Carlos Augusto Monfort (vice-presidente no exercício da presidência); Ademir César Mattoso e Júnior Pacher (secretários);– Saimon Thuani Albarrello e Eduardo Koga (social); Samuel Fialho de Araújo e Valtezér Aguiar (patrimônio); diretores de esportes – Jesoelson Paim da Cruz e Carlos Roberval. O Conselho Consultivo é presidido por Dr. Pablo Valdez.


