Janja, Anielle Franco e André de Paula visitam marisqueiras em PE e AL

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve nesta semana nos estados de Pernambuco e Alagoas acompanhando a primeira-dama Janja Lula da Silva em uma visita a comunidades de marisqueiras da região. Também estiveram presentes a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Na terça-feira (12/08), pela manhã, o ministro visitou a Creche Municipal Tia Nai, em Igarassu (PE). Ele foi acompanhado por marisqueiras que deixam seus filhos no local, dialogando com elas sobre políticas públicas para as mulheres.

Em seguida, a comitiva esteve na Colônia de Pesca Z10, em Itapissuma (PE). Além de um bate-papo com as marisqueiras, eles assistiram ao documentário Pescadora de Direitos e conheceram a Biofábrica para processamento dos resíduos de mariscos, que faz parte de um projeto realizado pelo MPA, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Também foram entregues computadores a representantes das colônias, a partir de uma parceria com o Programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações (MCom). No total, foram entregues 100 computadores para diversas colônias, incluindo a Z10. “Esses computadores que estão sendo entregues agora, eles são objeto de trabalho de jovens daqui que recuperam e deixam as máquinas novas, é um trabalho belíssimo”, exaltou André de Paula.

Representante das marisqueiras, Joana Mousinho, uma das ganhadoras do Prêmio Mulheres das Águas, agradeceu a presença dos representantes do Governo e falou sobre a importância dos computadores para a comunidade. “É uma honra receber esse presente, que não é só um presente, é o resultado de uma luta, de muita determinação. Esses computadores vão ajudar na obtenção das nossas carteiras de pescadores (RGP) e na nossa documentação, ajudando bastante a nossa comunidade”, declarou.

Políticas públicas transformadoras

Sobre o projeto de beneficiamento e a Biofábrica, o ministro ressaltou a importância econômica, social e ambiental do projeto. “Isso tinha um impacto na saúde, um impacto ambiental e não gerava benefícios para quem precisava. Então, nós estamos aqui lançando essa Biofábrica, uma experiência que começa por Itapissuma, transformando esse descarte em remédio, fertilizante e gerando renda. O que antes era um problema, vai virar solução”, afirmou.

A ministra Anielle Franco se disse honrada em poder conversar com as marisqueiras. “Quando Janja convoca a gente para essa escuta, sempre digo que, como professora, é sempre uma troca. Nunca somos só nós que temos que falar. Ouvir as histórias de vocês hoje, pensar em como as políticas públicas chegam até vocês, foi muito importante”, destacou.

Anielle aproveitou a oportunidade para inaugurar na região o Programa Juventude Negra Viva, que procura reduzir vulnerabilidades baseadas no racismo estrutural que afetam os jovens negros. “Dentro desse programa tem cultura, educação, saúde, lazer, tudo para transformar a vida das pessoas dignamente”, explicou.

A primeira-dama ficou emocionada com a recepção das marisqueiras. “Não tem sido fácil, mas estamos firmes e fortes por vocês, porque esse é o Brasil acima de tudo que queremos. A democracia não é o voto na urna. A democracia são vocês. É o trabalho que vocês mulheres aqui de Itapissuma fazem todos os dias. Isso é democracia e soberania. E ninguém vai tirar isso de nós. Vocês são o Brasil”, falou Janja.

Governo Federal em Alagoas

Na manhã desta quarta-feira (13/08), a comitiva governamental esteve na Cooperativa de Marisqueiras Mulheres Guerreiras (Coopmaris). Na visita, eles puderam conversar com as marisqueiras, conheceram o projeto de aproveitamento de resíduos de mariscos e visitaram o entreposto do sururu.

Na conversa com as marisqueiras, André de Paula relembrou a importância dada à pesca pelo Governo Federal. “Vocês sabem que o presidente Lula tem um carinho especial pela pesca. Ele criou o Ministério no primeiro governo e recriou agora, para empoderar e dar voz ao pescador. Vejam a diferença do que estamos vivendo agora, para o que vivemos lá atrás. Temos ações concretas que mostram que a pesca é uma prioridade. O presidente Lula reconhece a função estratégica do setor, tanto do ponto de vista dos homens e mulheres que tiram o sustento das águas quanto do ponto de vista econômico”, ressaltou.

COP-30 – O ministro também falou sobre a relevância do Brasil sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30). “Desde ontem eu tenho o privilégio de acompanhar a primeira-dama, primeiro em Pernambuco, meu estado, e agora no estado de vocês, Alagoas. Um dos motivos dela ter aceitado o convite para vir aqui é o papel de protagonismo dela na preparação da nossa COP. Não é a COP 30, é a COP do Brasil, é a COP na Amazônia e de quem tem compromisso com o meio-ambiente”.

Justiça social – Em seu discurso, André de Paula ainda reforçou a preocupação do governo com a justiça social e tributária no país. “Se há uma coisa que faz a diferença entre o Governo Lula e outros governos, é que Lula diz que ‘a gente precisa colocar os pobres no orçamento e os ricos no imposto de renda’. O sentimento é que nós não aceitamos um país que não seja justo do ponto de vista social. E é por isso, sob a liderança do presidente Lula, que nossa equipe trabalha todos os dias”, concluiu.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura