Juventude gaúcha realiza plenária sobre o bioma Pampa

Plenária da Juventude - Bioma Pampa. Foto: Volmer Perez

A Plenária das Juventudes no bioma Pampa, realizada dias 14 e 15 em Pelotas (RS), reuniu cerca de 120 jovens no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

A iniciativa, que fortalece a participação social, visa aproximar as juventudes brasileiras do processo da COP30, além de ser espaço de debate, escuta e construção de propostas para o enfrentamento dos desafios climáticos no bioma a partir da perspectiva da juventude.

A ação é promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), e pelo Conselho Nacional de Juventude, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Champion de Juventude da COP30.

“A plenária do Pampa foi marcada por muita discussão, em todas as etapas da programação, com um debate muito aprofundado, rico e de qualidade”, afirma a coordenadora-geral de Articulação Social das Juventudes da SNJ,  Bruna Paola. “Contamos com a participação do Prefeito Fernando Marroni que chamou a atenção para o fato de que até hoje o Pampa não é reconhecido como patrimônio nacional pela Constituição”, conta a coordenadora.

Ao final dos dois dias de plenária, os participantes fizeram uma visita ao bioma dentro do projeto Biodiversidade CaVG (Campus Visconde da Graça) do Instituto Federal Sul-rio-grandense. “Foi uma oportunidade gratificante e didática para todas as pessoas participantes”, afirma Bruna Paola.

Representantes do Pampa rumo à COP 30
Representantes do Pampa rumo à COP 30

Eleitos – A plenária do bioma Pampa elegeu dois representantes para ir à COP 30, sempre mantendo o critério de paridade de gênero. A jovem Paula Hann, de 21 anos, graduanda de Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pelotas, participa de pesquisa de política externa, com foco em Diplomacia Pública. Também é discente extensionista com experiência em projetos de tecnologias econômicas, sociais e solidárias.

Victor Samala, de 17 anos, é estudante do 2º ano do Ensino Médio e faz parte do povo tradicional de matriz africana. Já foi mantenedor do território Casa da Árvore, Pelotas.

Seis plenárias – Serão realizadas plenárias em cada um dos biomas brasileiros, totalizando seis encontros, com participação ativa de jovens, organizações de juventude, especialistas e representantes de diferentes setores.

Cada plenária será realizada em dois dias, com painéis, debates em grupos, apresentação das discussões e visita ao bioma local. Além disso, em cada bioma serão escolhidos dois jovens que irão participara da COP 30 em Belém.

 Confira o cronograma:

  1. Cerrado: 07 e 08 de julho, no Centro de Cultura e Convenções – R. do Comércio, 750 – Centro, Luziânia/GO.
  2. Pampa: 14 e 15 de julho, no Auditório do Sicredi – Avenida Dom Joaquim, 1087 – Centro, Pelotas/RS.
  3. Caatinga: 28 e 29 de julho, na Secretaria de Educação de Caruaru (PE).
  4. Mata Atlântica: 04 e 05 de agosto, no Centro de Referência das Juventudes – CRJ, Rua Guaicurus, 50 – Centro, Belo Horizonte/MG.
  5. Pantanal: 07 de agosto – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS – Complexo R. Ufms, 715 – Vila Olinda, Campo Grande/MS; 08 de agosto – Bioparque Pantanal – Avenida Afonso Pena, 6277 – Chácara Cachoeira, Campo Grande/MS.
  6. Amazônia: 19 e 20 de Agosto – Macapá/AP.
Plenária da Juventude - Bioma Pampa. Foto: Volmer Perez
Plenária da Juventude – Bioma Pampa. Foto: Volmer Perez

Fonte: Secretaria-Geral