31 C
Ponta Porã
sexta-feira, 26 de abril, 2024
InícioPonta PorãLeia a Coluna Conjecturas de hoje quinta-feira (4), com Carlos Monfort

Leia a Coluna Conjecturas de hoje quinta-feira (4), com Carlos Monfort

04/12/2014 10h15

Vereador Agnaldo Miudinho fez um ótimo mandato de presidente da Câmara Municipal

Por: Tião Prado

CONJECTURAS

CÂMARA

  • Ontem recebemos a visita do presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, vereador Agnaldo Miudinho (DEM). Ele entregou ao JORNAL REGIONAL convite para a solenidade de domingo, quando o Poder Legislativo estará realizando uma noite de homenagens no Centro Internacional de Convenções. Miudinho e todo o conjunto da Câmara quer fechar com chave de ouro este ano de 2014, que conforme o presidente, foi muito produtivo em todos os sentidos.

“Quero destacar aqui a parceria e harmonia entre os vereadores, independente de diferenças de ideias e ideologias. Posso dizer com toda tranquilidade que este ano foi muito produtivo para os vereadores, para a Câmara Municipal no seu conjunto e principalmente nos avanços para o município nos mais diferentes setores”, afirma.

Miudinho deixa a presidência da Casa de Leis otimista e ciente do dever cumprido.

EQUILIBRIO

  • Uma das grandes marcas deixadas pelo presidente Miudinho na Câmara de Vereadores é o equilíbrio no relacionamento com seus pares. Todo mundo que acompanha a política sabe o quão difícil é conviver com as diferenças ideológicas, principalmente no campo político. Mas pelo menos nesse quesito, o presidente sai fortalecido. Respeitou cada vereador e garantiu espaço a todos. Obviamente que pela sua condição de integrante da base, o presidente não pode contentar a todos 100%, mas chegou bem perto disso.

Tanto que hoje ele sai da presidência muito mais respeitado pelos colegas pela postura do que quando assumiu.

ELEIÇÃO

  • Sobre a eleição da Mesa Diretora, o vereador Democrata foi mais político ainda. “Só sei que estou deixando a presidência e a eleição está correndo”, disse ele. Logo após ele sair, nosso passarinho azul pousou em nossa janela e revelou que a presidência está praticamente definida. “Se não houver erros de percurso e falhas no sistema operacional-político-partidário, o presidente 2015 está definido”.

Então vamos acompanhar.

MINISTROS

  • O PMDB aguarda um chamado da presidente Dilma Rousseff para saber qual será o espaço do partido no segundo mandato. A cúpula do partido foi informada que o vice-presidente Michel Temer será chamado para conversar com Dilma depois que voltar de viagem que fará ao México no fim desta semana.

O partido já tem sua lista de nomes para compor o Ministério de Dilma. A bancada do PMDB na Câmara quer Henrique Eduardo Alves no Ministério da Integração Nacional. E a bancada no Senado espera a nomeação de Eduardo Braga para a pasta de Minas e Energia.

Há também a possibilidade de Eliseu Padilha, ex-ministro dos Transportes de Fernando Henrique Cardoso, ocupar vaga no primeiro escalão de Dilma. O vice-presidente Temer quer ainda a manutenção do ministro Moreira Franco na Secretaria de Aviação Civil. Renan Calheiros, presidente do Senado, quer manter o atual ministro do Turismo, Vinícius Lages, na pasta.

Mesmo assim, o PMDB do Senado quer um segundo nome para o Ministério, já que não considera nem o ministro do Turismo nem a senadora Kátia Abreu, que foi convidada para assumir a Agricultura, como nomes que representam a bancada. Dilma ainda tenta manter na cota do PMDB cinco vagas de ministérios, mas o partido quer ampliar para seis, conforme a Agência Folha.

Carlos Monfort

Leia a Coluna Conjecturas de hoje quinta-feira (4), com Carlos Monfort