Leia coluna JN por João Natalício

Jornal de Notícias

09/09/2019 13h10 – DN

INFORME JN

CLIMA QUENTE

  • E o furdunço continua. Apesar das chuvas do último final de semana, o clima continua quente em Brasília e em outros setores da República. Para muitos essa crise política e quase institucional terá vida curta; para outros ela irá longe e com resultados imprevisíveis. Também acho.

  • Está muito difícil entender o que pensam e o comportamento dos ministros do Supremo Tribunal Federal e de setores do Congresso Nacional. Com relação ao Palácio do Planalto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro e o seu ministro da Justiça Sérgio Moro tiverem fôlego e pelo duro para suportar as pauladas dos partidos de esquerda, da Rede Globo e dos demais veículos de comunicação (Folha de São Paulo, Veja, etc) que perderam a teta milagrosa, o Brasil seguirá o seu caminho conforme o novo Governo planejou. Infelizmente não está descartado muito barulho que poderá vir por aí.

LULA LIVRE

  • Pelo que tudo indica, a grande expectativa agora é a data certa determinada pelo Supremo Tribunal Federal para tirar o ex-presidente Lula da prisão, acompanhado de outros petistas famosos. Parece que o programa Lula Livre agora não terá retorno, mesmo porque, segundo os “língua preta”, o nosso glorioso SUPREMO está se transformando numa espécie de Diretório Nacional do PT.

ESQUECER TUDO

  • Esquecendo dos esquemas para acabar com a Lava Jato, desmoralizar o ministro Sérgio Moro, enfraquecer o presidente Bolsonaro internacionalmente e também dos incêndios na Amazônia, além da eliminação do Palmeiras da Copa Libertadores e o afastamento da jogadora Marta da Seleção Brasileira Feminina, o Brasil do ministro Rego Barros, o Porta Voz da Presidência da República, ainda vai dar o que falar.

  • Caso o ex-prefeito de Antônio João, o saudoso João Barriga ainda fosse vivo ele hoje estaria profetizando: “Não tem balanga beiço nem coré-coré, o Brasil será uma potência mundial em tudo, reconhecido e respeitado até pelos poderosos do G7, inclusive aquele tatu-canastra chamado Emmanuel Macron”. Tenho dito.

TRANSFORMAÇÃO

  • Conforme afirma o padre de Caarapó, depois das eleições municipais do ano que vem, o Brasil todo vai passar por uma verdadeira transformação política e, por via de consequência, em quase todos os setores da vida pública, privada e da sociedade em geral. E Mato Grosso do Sul estará nessa.

  • Cidades como Campo Grande, Dourados e Corumbá onde forças políticas antagônicas e poderosas deverão se enfrentar nas urnas em 2020 deverão passar por mudanças radicais. O que não deverá ocorrer em Ponta Porã se o quadro político permanecer como está, mas se houver mudanças surpreendentes tudo pode acontecer.

  • Por exemplo, ainda não se pode prever que apito deverá tocar nas próximas eleições o atual vice-prefeito Caio Augusto, um líder político bastante articulado e que sabe onde buscar apoio de grandes lideranças políticas como o ex-prefeito, ex-deputado estadual e atual conselheiro do Tribunal de Contas Flávio Kayatt. Eu ouvi do próprio Kayatt que ele acredita muito no futuro político do vice-prefeito Caio Augusto, atual vice-presidente do Diretório Regional do PSD, o mesmo partido do senador Nelsinho Trad, presidente estadual da agremiação.

PATRÃO

  • Esta semana o Jornal de Notícias recebeu uma visita de cortesia do casal amigo Ivo Cherin e Cleci Ferrari Cherin. Foi um encontro bastante agradável quando conversamos sobre fatos do passado e recentes de um Brasil que tem tudo para melhorar. Detalhe: durante o papo senti o cheiro que a partir do ano que vem o grande Ivo Cherin voltará assumir o cargo de patrão do CTG Querência da Saudade, função que ele já ocupou com grande sucesso num passado recente, ao lado da guapa esposa Cleci. Tomara que isso de fato aconteça!

CATEDRAL EVANGÉLICA

  • No último final de semana a Primeira Igreja Batista de Ponta Porã, considerada a Catedral Evangélica da Fronteira, comemorou 94 anos na nobre missão de zelar pela vida espiritual das pessoas. Parabéns ao pastor titular Milquizedeque Almeida e aos pastores Gilmar e Rony, verdadeiros homens de Deus!

J. N. Oliveira

[email protected]

Leia coluna JN por João Natalício