23.8 C
Ponta Porã
quinta-feira, 25 de abril, 2024
InícioJoão NatalicioLeia o informe JN da semana

Leia o informe JN da semana

Por: João Natalício

20/07/2019 13h – DN

INFORME JN

NELSINHO COM TODOS

  • Senador da República com méritos, Nelsinho Trad já está buscando alianças com partidos de esquerda, centro e centro-direita com vistas às eleições para as prefeituras em 2020, mas tudo já pensando na eleição para o Governo do Estado em 2022 que ele sonha em substituir o governador Reinaldo Azambuja no Parque dos Poderes. Por isso que ele está atacando de todos os lados: abraçando o Zeca do PT, conversando com Ricardo Ayache do PSB, Reinaldo Azambuja do PSDB e outros líderes.

NOVAS REGRAS

  • Na eleição de 2020 devem começar a vigorar as novas regras que começam com o fim das coligações proporcionais e vão até a entrada em vigor do voto distrital misto com listas fechadas igual no Paraguai. São essas mudanças na lei eleitoral que estão fazendo as lideranças políticas pular miudinho.

  • Falar no Miudinho vereador, o dito-cujo continua muito atarefado e defendendo os interesses da comunidade. Ele sabe que terá que correr muito, pois outra novidade nas novas regras eleitorais é que os mais votados também terão vagas asseguradas. Os especialistas estão dizendo que essas mudanças devem fazer uma grande diferença.

EXPULSÃO

  • O glorioso Brunoí, presidente do MDB de Ponta Porã, já havia me dado o bizu: o Puka poderia ser expulso do partido do vereador Farid Afif. Semana passada o fato foi consumado: o ex-vereador Puka está fora do MDB por decisão da Executiva Municipal do partido. Motivo: infidelidade partidária. Estava no MDB, mas o seu coração era tucano.

PAU NELE

  • Num programa esportivo da TV Bandeirantes, o “craque Neto” (comentarista) desceu o porrete no técnico Tite da Seleção Brasileira por ele haver criticado o presidente Jair Bolsonaro que estava acompanhando o Palmeiras do João Carlos Lima e do secretário Eduardo Campos. O craque Neto entende que o presidente Bolsonaro sendo palmeirense ele tem o direito de paparicar o seu time onde e quando quiser.

  • O comentarista da Band mandou um recado maroto para o técnico Tite: “Cuide mais da sua seleção que continua jogando mal e não empolga mais ninguém. Esqueça o Bolsonaro que tem muito mais coisas para resolver e se preocupar com os deputados e senadores da oposição”. O craque Neto também deve entender que o gaúcho Tite é petista e, como tal, não perde a oportunidade para jogar para escanteio o presidente Jair Bolsonaro.

PREVIDÊNCIA

  • Apesar da comentarista da Rede Globo, Mirian Leitão, afirmar que a aprovação, em primeira votação, da Reforma da Previdência com uma surpreendente maioria de votos (379 contra 131), teria sido prestígio pessoal do Rodrigo Maia, o manda chuva da Câmara dos Deputados, a verdade é que a aprovação com larga e absoluta maioria de votos, deixou a oposição de cabeça baixa ao constar que o Congresso Nacional está acreditando muito no Projeto do Governo de Jair Bolsonaro.

  • Com isso, os opositores (Globo, Revista Veja, Folha de são Paulo, IBOPE, Data Folha e os partidos de esquerda) devem enfiar a viola no saco e esperar a caravana passar. Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro, ministros Paulo Guedes, Sérgio Moro, Augusto Heleno e toda a equipe bolsonariana estão demonstrando que não estão para brincadeira.

INFIDELIDADE (continuação)

  • Pessoal já está afirmando que o Brunoí, presidente municipal do MDB, está se transformando no Bolsonaro da fronteira: quem não for fiel com o partido ele aponta o olho da rua. Foi assim que ele se posicionou com o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal Daniel Valdez Puka que era filiado no MDB a serviço do PSDB de Helinho Peluffo e Reinaldo Azambuja. Mas parece que o Puka não teria ficado aborrecido com a expulsão do MDB. Tanto assim que, segundo se comenta na cidade, ele presenteou o seu antigo companheiro com um tucaninho bico colorido. Isso é bonito. O Brunoí fez tudo dentro dos conformes.

  • Quem andou pisando na bola foi o nosso presidente da República Jair Bolsonaro ao anunciar a sua intenção de nomear o seu filho deputado federal Eduardo Bolsonaro embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Até parece que esse Bolsonaro adora ser criticado pela Globo e a esquerda brasileira. Motivo da nomeação: o meu filho é amigo inseparável dos filhos do presidente Donald Trump. Imagino qual será a manchete de capa da próxima Revista Veja!

J. N. Oliveira

Leia o informe JN da semana