25 C
Ponta Porã
quarta-feira, 24 de abril, 2024
InícioTião PradoLeia Opinião, por Tião Prado (29/05)

Leia Opinião, por Tião Prado (29/05)

Na minha opinião, Ponta Porã tem que ter sim candidato a deputado estadual e federal.

Estamos com mais uma coluna Opinião no ar e só temos a agradecer as pessoas que lêem a nossa coluna  e  entram em contato conosco, uns elogiam, outros fazem críticas, mas o feedback sempre é importante.

REDES SOCIAIS

Sempre comentamos aqui e nos nossos canais que as redes sociais é terrível. Quando o povo começa a se posionar contra alguma coisa, o bicho pega e no final das contas vira uma bola de neve. Isso é a famosa e antiga ‘fofoca’, só que agora virtual, não precisa nem sair de casa e procurar os vizinhos para começar a espalhar a conversa.

Em minha opinião, é a mesma coisa que antes, quanto mais mexe, mais o trem aumenta igual a um rastilho de pólvora.

O mundo virtual está bem agressivo, portanto deixo um conselho: não gostou do que o coleguinha comentou, não retruque, não ofenda…tem um botão que é “deixar de seguir”, clique ali e vida que segue.

Temos que ter cuidado com as palavras escritas, elas machucam e muitas vezes também dá processo, então…deixa pra lá!

CANDIDATOS A DEPUTADOS

– Nas rodas de conversas pelas bandas da câmara de Vereadores de Ponta Porã,  na av. Brasil ou no plenarinho do Centro de Convenções, as conversas começaram para saber quem vai mesmo lançar a sua pré-candidatura a deputado estadual. Temos 17 vereadores, mas acredito que devemos ter uns 2 ou no máximo três pré- candidados a Assembleia. O vereador pastor Mauro Ortiz já está começando a correr e visitar cidades; já esteve em Campo Grande, onde mora os seus familiares e também na cidade de Amambai, onde participou de um culto especial. Pelo visto o principal palanque do ‘pastor vereador’ será os altares das igrejas de todo estado, ou seja, ele vai usar o slogan ‘me chama que eu vou’.

Vamos aguardar para ver o que vai dar.

Na minha opinião, o vereador que se sentir bem deve colocar o nome a apreciação buscando uma pré-candidatura a deputado estadual ou federal, mas lá na frente não vai vender a pré-candidatura para levantar uma grana, isso é muito feio.

E O PARTIDO DOS TRABALHADORES?

O PT em nossa fronteira anda mais quieto do que guri quando enche a frauda; uns acham que com a volta de Lula ao cenário político e com a possível pré-candidatura de Zeca do PT ao governo do estado, os petistas devem começar a se mexer e fazer barulho, muito barulho e isso os filiados sabem fazer.

BOLSONARISTAS

Já os simpatizantes do presidente Bolsonaro em nossa fronteira, fazem muito barulho nas redes sociais, mas fugiram das urnas igual o diabo da cruz, perdendo a grande oportunidade de eleger um ou dois vereadores. Resta agora a eleição para deputado e fica a pergunta:  Será que algum ‘bolsonarista’ da fronteira vai colocar o nome a disposição da legenda do nosso ‘mito’? Vamos aguardar.

COVID 19

– De acordo com o boletim da vigilância sanitária de Ponta Porã, nesta quinta-feira (27), tivemos 5 mortes na cidade devido a pandemia do novo Coronavírus e foram registrados 144 novos casos.

O Boletim informou ainda que a UTI está com os 30 leitos ocupados, sendo 25 de Ponta Porã 5 de outras cidades; na clinica médica respiratória tem 23 pacientes internados e todos de Ponta Porã.

As campanhas de vacinação continuam sendo feitas e pelo andar das coisas toda a população vai ser vacinada somente no segundo semestre de 2022, então todo cuidado é pouco, usar mascara, álcool gel, distanciamento e procurar ficar em casa em casos de sintomas do Covid-19, essa é a recomendação médica.

PROGRAMA DORA NUNES TEVE HISTORIA DE PESCADOR

– A Dora Nunes do Pontaporainforma, que tinha vontade de ser vereadora, mas não deu certo, continua trabalhando e recebeu no Programa Dora Nunes que vai ao ar nos canais do Pontaporainforma na internet, a Mayara do grupo Pesca e Bebe, que reúne várias mulheres da cidade que resolveram se aventurar no mundo da pescaria, que geralmente é formado por homens.

As meninas mandaram muito bem na primeira empreitada, chegaram até a pescar um grande pintado de 38 kg, tem até fotos para mostrar que não é mentira.

A segunda edição da pescaria será no mês de outubro e promete ser muito legal. Quem quiser participar, basta mandar mensagem do insta @pesca_e_bebe.

POUCA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NO MUNDO POLÍTICO

– Política hoje continua sendo ‘coisa de homens’. Pelo menos foi o que foi visto, com algumas raras mulheres presentes,  no evento em Ponta Porã teve a presença do governador Reinaldo Azambuja para receber os 9 prefeitos da região. Essa questão foi comentada por algumas mulheres, sendo que uma chegou a ser enfática ao dizer: “a política continua sendo um mundo machista”.

Não querendo tomar partido de nenhum lado, mas as grandes culpadas são as próprias mulheres, pois a cada eleição várias mulheres são candidatos a cargos em disputa, mas raramente conseguem eleger uma representante.

Na própria assembléia legislativa, as mulheres só tem uma representante, devido a trágica morte do deputado Onevan de Mattos, por covid-19, caso contrário, continuariam sem representantes na principal casa de leis do Estado.

Mas nem tudo está perdido. Teremos mais um processo eleitoral no ano que vem e é só mulher votar em mulher, que as coisas começam a se equiparar.

Para finalizar quero mandar um abraço aos vereadores Candido Gabinio, Wanderlei Avelino e Rafael Modesto, aos empresários Luizinho da Agrocenter, José Luis da Estrela Auto Peças, Amauri Osorio e a Silvia da Papilon; ao  Alcibes Araujo e a esposa Eva, Pavão e o Ricardo na cidade de Amambai.