Segundo a Receita, 51% dos que receberam comunicados enviaram a retificadora. Desses, 47% regularizaram pendências.

A Receita Federal informou que 276.863 pessoas regularizaram suas declarações de Imposto de Renda 2021, e saíram da malha fina. Dos 587.658 que receberam comunicados sobre problemas na declaração, 51% enviaram a retificadora e, desses, 47% regularizaram pendências.

Mas 21.059 contribuintes ainda permaneceram com suas declarações retidas na malha fina, de acordo com dados da Receita. 

A Receita avalia como positiva a adesão ao programa de autorregularização das declarações retidas em malha. Neste ano, o projeto, chamado Projeto Cartas, enviou 587.658 cartas aos contribuintes com declaração retida em malha entre os meses de julho e agosto.

As retificações da declaração feitas pelos contribuintes resultaram em redução de R$ 268,79 milhões no valor de imposto a restituir e no  aumento de R$ 235,70 milhões no valor do imposto devido.

O objetivo é avisar aos contribuintes que, em caso de erro na declaração apresentada, é necessário o envio de uma declaração retificadora. “Assim, regularizando a declaração antes de ser intimado ou notificado pela Receita Federal, o contribuinte evita a autuação e cobrança de multas, já que depois de receber intimação ou notificação não é mais possível corrigir a declaração apresentada”, afirma a Receita.

Fonte: R7

Comentários