Os desafios e as oportunidades para promover uma agricultura mais produtiva e resiliente nos trópicos foram o tema central da Conferência Internacional de Agricultura Tropical, realizada de 29 a 31 de julho, na Costa Rica. Na ocasião, o representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Pedro Neto, destacou o protagonismo do Brasil na promoção de uma agricultura tropical sustentável, baseada em ciência, tecnologia e inovação.
O evento, organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pelo Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE), reuniu representantes de governos, centros de pesquisa, universidades e do setor privado de diversos países, reforçando a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável da agricultura tropical.
Em sua participação, Neto ressaltou os avanços obtidos com o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas (ABC+), que já viabilizou a adoção de tecnologias sustentáveis em mais de 54 milhões de hectares. “Na fase atual, o ABC+ amplia a ambição brasileira com práticas voltadas à retenção de carbono, tratamento de resíduos, recuperação de áreas degradadas e abordagem integrada da paisagem rural, com impacto estimado de redução de 1 gigatonelada de CO₂ equivalente”, completou.
O Secretário também mencionou o trabalho do Mapa dedicado à inovação na agricultura, com foco em bioeconomia, agricultura de precisão e boas práticas para a recuperação ambiental. Segundo ele, “o futuro da agricultura está na capacidade de adoção tecnológica, aliada a políticas públicas eficazes e integradas”.
Por meio de palestras e painéis, a programação buscou debater a importância da ciência e da tecnologia como ferramentas de promoção do aumento da produtividade, bem como da segurança alimentar, nutricional e ambiental nos sistemas tropicais.
Durante o evento, foi lançada a Plataforma de Agricultura Tropical, uma iniciativa conjunta do IICA, CATIE, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola do Caribe, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Alliance Bioversity-CIAT. A ferramenta tem como objetivo promover a articulação regional e a inovação científica em prol da sustentabilidade e da resiliência dos sistemas produtivos tropicais.
Estiveram presentes ao evento o diretor geral do IICA, Manuel Otero, o representante do IICA no Brasil, Gabriel Delgado, a adida Agrícola na Costa Rica, Priscila Moser, e a conselheira da Embaixada do Brasil, Maria Aparecida Weiss.
Informação à imprensa
[email protected]