Com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais por meio do desenvolvimento de atividades agropecuárias de pequeno e médio porte, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investe em programas diversificados com foco em tecnologia, pesquisa agropecuária e fomento à agricultura familiar. Neste sábado (16), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realiza o lançamento de mais duas ferramentas importantes para este processo.
Na Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no município de Nossa Senhora do Livramento (MT) serão inauguradas a estação de piscicultura, que passou por uma revitalização, e a horta tecnológica. O evento, aberto ao público, tem início às 9h.
Desenvolvido por meio de parceria entre o Mapa e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o projeto Piscicultura Mais Vida prevê o fornecimento gratuito de alevinos para ribeirinhos, quilombolas e indígenas inscritos em programas do Governo Federal que disponham de estrutura e condições para criação de peixes e, de forma subsidiada, para agricultores familiares.
A estação de piscicultura ainda servirá como um centro de formação continuada para criadores de peixes com curso de instrução e nivelamento. A expectativa é atender cerca de 1,5 mil famílias com 1 mil alevinos para cada.
Já a horta tecnológica é a terceira do Projeto Alimentar, uma realização do Mapa junto com a Associação Mato-Grossense de Inclusão Social e Agricultura Familiar (Amais) que promove a implantação de hortas solidárias para a produção de alimentos saudáveis e apoio no combate à forme e segurança nutricional de familiar em situação de vulnerabilidade.
Atualmente, o projeto já atende mais de 900 famílias de forma direta e indireta, por meio de instituições parceiras, que recebem periodicamente as hortaliças e verduras cultivadas nas hortas. Em Mato Grosso, as hortas estão localizadas nos municípios de Várzea Grande e Cuiabá.
Integrante da Umipi, a horta tecnológica também será destinada à pesquisa para o desenvolvimento de tecnologia da olericultura na Baixada Cuiabana.
Serviço:
Inauguração da Estação de Piscicultura e Horta Tecnológica na Embrapa da Baixada Cuiabana
Sábado, 16 de agosto
9 horas
Umipi da Embrapa – Av Governador Júlio Campos, s/n. Nossa Senhora do Livramento – MT