9 C
Ponta Porã
domingo, 14 de julho, 2024
InícioVariedadesMulherMaquiagem e lentes de contato: cuidados especiais para essa parceria

Maquiagem e lentes de contato: cuidados especiais para essa parceria

Uso de maquiagem com lentes de contato exige cuidados
Pixabay

Uso de maquiagem com lentes de contato exige cuidados

As lentes são, sem dúvida, excelentes recursos ópticos e uma ótima alternativa aos óculos. Elas ampliam o campo de visão, possibilitam a prática de atividades esportivas e facilitam, e muito, na hora de se maquiar. Mas para que essa parceria seja de fato um sucesso, alguns cuidados são essenciais. É o que explica Claudia Del Claro, médica oftalmologista e porta-voz do Setembro Safira, campanha de conscientização do bom uso das lentes de contato.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

“As lentes facilitam a aplicação de maquiagem e ajudam a realçar a área dos olhos. Mas é preciso atenção. Pequenas quantidades de produtos podem cair entre as lentes e a córnea, por exemplo, provocando lesão nos olhos por conta do atrito repetitivo”, alerta. Podem parecer pequenos descuidos rotineiros, mas o mau uso das lentes pode ocasionar problemas oculares graves e até cegueira. Por isso, a iniciativa da campanha. A especialista aponta ainda outros cuidados necessários para que as pessoas aproveitem o que há de melhor nas lentes e na make.

Lentes antes ou depois da maquiagem? Segundo a médica, as lentes de contato devem ser colocadas antes da maquiagem e é importante que o usuário lembre-se de higienizar bem as mãos antes. Na hora de remover a maquiagem, a ordem é a mesma. Primeiro retire as lentes de contato e depois faça a remoção da make. “Essa regrinha impede que produtos que venham a cair nos olhos causem irritação e evita também que as lentes sejam contaminadas com água da torneira ou demaquilante”, completa. Cuidado com a escolha dos produtos Para os usuários de lentes, maquiagens com glitter estão vetadas. Isso porque os minúsculos grãos podem ficar entre a lente e a córnea, provocando lesões, o que pode levar a uma infecção. A qualidade da maquiagem também deve ser levada em conta. Use apenas sombras e pós com boa fixação, evitando que eles caiam nos olhos, e, mais uma vez, levem a irritações e machucados. Lápis e rímel não devem ser aplicados perto ou sobre a linha d’água. A oftalmologista destaca ainda que protetores solares, cremes e corretivos também não devem ser passados muito próximos aos cílios. “Por último, evite maquiagens à prova d’água. Esse tipo de produto tem mais chances de acumular na lente. O rímel, por exemplo, forma grumos que ficam na lágrima e dentro do olho”, afirma a médica. “Hoje, as maquiagens laváveis não ficam mais borradas como antigamente. Então são uma boa opção”. Limpeza sempre! Um dos principais pontos na hora do cuidado em relação à make é observar atentamente se não há resíduos dos produtos nas lentes. “A limpeza da lente tem que ser feita sempre com a solução multiuso. Nunca use soro fisiológico ou água para limpar as lentes de contato”, reforça a especialista. Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram ! A limpeza das lentes de contato e também dos cílios são super importantes para evitar problemas oculares. Independentemente do uso de maquiagem, é interessante lavar os cílios todos os dias com xampu neutro ou produtos apropriados. Na hora de escolher o demaquilante, não use produtos oleosos. “Eles deixam uma oleosidade na base dos cílios, que pode gerar inflamação, enfraquecendo-os e levando à queda”, completa.

Lentes “da moda” exigem cuidados especiais Por último, para além da maquiagem, há quem queira incrementar ainda mais o visual com lentes coloridas e extensão de cílios. Para as lentes coloridas, é preciso atenção à procedência. “Algumas podem ser compradas online sem qualquer controle. Desconfie de lentes muito baratas”, afirma a Del Claro. “Elas devem ser usadas com responsabilidade e precisam ser indicadas por um oftalmologista. O paciente deve passar por testes e escolher lentes aprovadas por um órgão competente de saúde. Por isso, mesmo para fins puramente estéticos, procure sempre seu médico antes de comprá-las”.

Já para quem quer fazer a extensão de cílios os cuidados são muitos. Os produtos usados para a fixação também podem provocar irritações, deixando os olhos mais sensíveis. A extensão de cílios pode dificultar a higienização dos cílios. “Dependendo do tamanho dos cílios colocados, eles também dificultam na hora de colocar e tirar as lentes, explica. “E jamais faça o procedimento de extensão dos cílios com as lentes de contato”, alerta a oftalmologista.

Fonte: IG Mulher