Márcia Lopes participa do Bom Dia, Ministra e destaca ações para promoção dos direitos das mulheres

Um dos temas abordados durante o Bom Dia, Ministra será o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres - Foto: Secom-PR

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, é a convidada do Bom Dia, Ministra desta quinta-feira, 31 de julho. Durante a entrevista com rádios e portais de várias regiões, a ministra vai detalhar as ações da pasta na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), cujo tema é “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.

A 5ª CNPM tem como objetivo ampliar a participação feminina na construção de políticas públicas voltadas às mulheres e fortalecer o diálogo entre sociedade civil, gestões municipais, estaduais, do Distrito Federal e o Governo Federal. A conferência destaca temas como autonomia econômica, igualdade de gênero no trabalho e na vida social, enfrentamento à violência e à discriminação, acesso às políticas públicas e maior presença das mulheres na política e em espaços de decisão. 

AGOSTO LILÁS — Um dos temas abordados durante o bate-papo com jornalistas será o Agosto Lilás. O mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres pretende dar visibilidade ao tema e ampliar a divulgação sobre os direitos das mulheres em situação de violência, além dos serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncia.

A campanha faz parte de uma mobilização nacional permanente do Ministério das Mulheres, envolvendo diversos setores no compromisso de pôr fim à violência contra as mulheres, em especial aos feminicídios, a partir de diversas frentes de atuação (comunicação ampla e popular, implementação de políticas públicas, engajamento de atores diversos).

LIGUE 180 — Entre as ações práticas da campanha, destaca-se o serviço Ligue 180. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. É possível fazer a ligação de qualquer lugar do Brasil ou acionar o canal via chat no Whatsapp (61) 9610-0180. Em casos de emergência, deve ser acionada a Polícia Militar, por meio do 190.

IGUALDADE SALARIAL — A Lei da Igualdade Salarial será detalhada durante o programa. A legislação foi criada com o intuito de corrigir lacunas, combater e eliminar as disparidades salariais baseadas em gênero e proporcionar maior segurança para as mulheres. É um importante instrumento para a efetivação de direitos já previsto na Constituição e na CLT, que busca promoção da igualdade de remuneração entre mulheres e homens que desempenham funções equivalentes, combatendo a discriminação salarial e garantindo que as mulheres recebam salários justos e iguais aos dos homens para o mesmo trabalho.

AO VIVO – O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.

PARTICIPE – Emissoras e jornalistas interessados em participar do “Bom Dia, Ministro” podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Fonte: Ministério das Mulheres