MDS articula fortalecimento das parcerias com FIDA

Foto: Roberta Aline / MDS

Fortalecer as ações de segurança alimentar e nutricional na zona rural é um dos pontos centrais das tratativas entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Nesta quarta-feira (4.02), o ministro Wellington Dias esteve reunido com o vice-presidente associado do Departamento de Gestão de Programas, Donal Brown, e outros integrantes da mesa diretora do Fundo para tratar do tema. A audiência foi realizada na sede do MDS, em Brasília.

“Há grande potencial de parcerias entre o FIDA e o MDS nas áreas de segurança alimentar, inclusão produtiva e resiliência climática, conectando a carteira do FIDA às nossas políticas”, ressaltou o ministro.

“No MDS, avançamos na integração de água para produção com assistência técnica e fomento e queremos espelhar essa lógica nos projetos do FIDA para acelerar renda, segurança alimentar e adaptação climática”, complementou Wellington Dias.

“Queremos construir relacionamentos e, uma das oportunidades, ou desafios, para nós, é tentar trabalhar com o governo para atuar em frentes diversas e tentar gerar impacto em grande escala”, acenou Brown.

A atuação do FIDA no Brasil concentra-se prioritariamente na Região Nordeste, com projetos em todos os estados, e expansão seletiva para áreas da Amazônia e da Mata Atlântica, abrangendo os biomas Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia.

As principais áreas de intervenção do Fundo tratam de agricultura familiar e inclusão produtiva, segurança alimentar e nutricional, adaptação climática e resiliência, agroecologia e sistemas produtivos sustentáveis, entre outras áreas correlatas.

O FIDA é membro fundador da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, tendo aderido formalmente à iniciativa em outubro de 2024. Em suas declarações de compromisso, destacou a cooperação nas áreas de agricultura familiar, nutrição e acesso a dietas saudáveis, clima, gênero e inclusão social.

“Temos um histórico muito positivo. Agradecemos o apoio do FIDA à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, tanto técnico quanto financeiro”, destacou Wellington Dias.

A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal; a diretora Regional para a América Latina e o Caribe do FIDA, Rocio Medina Bolivar; e o diretor de País e Chefe do Centro de Conhecimento e Cooperação Sul-Sul e Triangular do FIDA, Arnoud Hameleers, também participaram da reunião.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome