O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, se reuniu nesta quinta-feira (8.01) com o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, para discutir a ampliação de uma parceria voltada à geração de emprego, renda e oportunidades de negócios no setor turístico para beneficiários de programas sociais.
Wellington Dias ressaltou que o turismo está entre os segmentos econômicos que mais crescem no país e que o foco será aprimorar a integração com foco no empreendedorismo. “O Ministério do Turismo já tem uma parceria com o MDS. Agora, queremos aprimorar ainda mais na área do empreendedorismo, integrar programas para que a gente possa apoiar o público do Cadastro Único com emprego e empreendedorismo na área do turismo”, afirmou.
O titular do MDS detalhou que a iniciativa visa conectar a demanda por mão de obra do setor com pessoas em busca de qualificação. “Estamos olhando para as pessoas do Cadastro Único, do programa Bolsa Família, que estão querendo uma oportunidade. O setor de hotelaria, gastronomia, vários setores da área do turismo, estão precisando de gente para trabalhar. Por outro lado, tem gente que quer se qualificar para o setor e, com isso, queremos garantir oportunidades”, destacou.
O ministro acrescentou que a iniciativa também prevê o financiamento de pequenos negócios, por meio do Programa Acredita no Primeiro Passo. “É claro, também financiar quem quer empreender, um pequeno negócio, ao redor de hotéis e pontos turísticos”, completou.
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, manifestou otimismo com a parceria. “Vamos unir forças, porque o setor do turismo tem uma capilaridade grande no país. Assim, teremos resultados cada vez melhores”, disse.
Participaram ainda da reunião o secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton, e o secretário-executivo adjunto do MDS, Ranniêr Costa Ciríaco.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

