MEC anuncia editais em educação bilíngue de surdos

Foto: Reprodução/MEC

Em webinário realizado nesta terça-feira, 5 de agosto, foram lançados dois campeonatos ligados a boas práticas na educação bilíngue de surdos: o 1º Concurso Nacional de Literatura Surda e o 4º Campeonato Artístico-Literário. A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que os editais desses eventos sejam publicados no segundo semestre de 2025, sob a coordenação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).  

Com as iniciativas, o MEC reafirma seu incentivo à arte e à literatura dentro das escolas que atendam estudantes surdos na perspectiva da comunidade surda. A adoção de boas práticas no meio artístico-literário, com a narrativa de histórias, valoriza a instrução da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como idioma de comunicação, interação e ensino. “O MEC está disposto e alinhado com nossa modalidade como uma política de Estado”, explicou a diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do MEC, Patrícia Rezende-Curione. 

“Queremos garantir ensino de qualidade, acesso ao conhecimento e permanência para a comunidade de alunos surdos”, disse a coordenadora-geral Bilíngue de Educação Básica e Educação Superior, Marisa Lima. “Para isso, e amparados pela LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional], é preciso respeitar, reconhecer e valorizar a linguística e a identidade da cultura surda, bem como deixar claro que libras é língua de instrução, interação, comunicação e ensino. Essa é a nossa luta”, completou. 

Campeonatos – O 4º Campeonato Artístico-Literário será coordenado pelos professores doutores Vanessa Regina e Guilherme Nichols, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O torneio terá uma abordagem voltada ao tema da nova série “As aventuras de Cali: Cali em Recife”, e os editais poderão ser acessados pelo site CasaLibras. Na última edição, mais de 500 alunos e professores, oriundos de mais de 50 instituições, participaram do evento.  

Já o 1º Concurso Nacional de Literatura Surda terá como coordenadores os professores Fabiano Souto e Bruna da Silva Branco, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e terá a temática “Narrando histórias em Língua de Sinais/Libras”. O evento trará a literatura surda com ênfase na promoção de atividades de produção e expressão em libras pelo público-alvo da educação bilíngue de surdos, como forma de registrar a importância e valorizar o protagonismo do povo surdo, que tem a imersão da cultura surda a ser fomentada nos espaços artístico-literários nas escolas.  

Investimento – Os dois campeonatos contam com apoio financeiro do MEC, mediante celebração de termo de execução descentralizada (TED), entre a Secadi e as universidades. Ao todo, foram investidos R$ 470.358,34, destinados para despesas de custeio, com o objetivo de apoiar a organização dos campeonatos e a realização dos eventos solenes presenciais, onde serão entregues as premiações aos participantes vencedores — professores e estudantes surdos.  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi  

Fonte: Ministério da Educação