O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), promoveu, na quarta-feira, 2 de julho, o 9º Círculo de Cultura Virtual do Programa de Formação em Serviço dos Professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o último deste semestre. O webinário debateu o tema “Currículo Integrado e Totalidades de Conhecimento na EJA” e foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube. O encontro reuniu educadores, gestores, pesquisadores e demais interessados na EJA.
O encontro virtual foi promovido pelo MEC em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A atividade integra o Programa Nacional de Formação para a Docência na EJA (ProfEJA), no âmbito do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA). O programa busca apoiar educadores na construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, considerando a totalidade de saberes e experiências dos sujeitos da EJA.
Na abertura, a diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secadi, Ana Lúcia Sanches, destacou que o MEC defende a reparação histórica da desigualdade social que não garantiu o direito à educação de muitos jovens, adolescentes, adultos e idosos.
“Defendemos a igualdade socioeducacional, que revela que uma parte da população brasileira ficou no canto, do lado. A pessoa serviu para ser babá de alguém, para trabalhar numa casa de família ou para cuidar dos próprios familiares. A história da EJA são pessoas que destinaram a sua própria vida à vida dos outros. É por isso que o resgate da EJA é tão importante”, ressaltou.
Sanches também destacou que o Pacto EJA foi uma das maiores conquistas na garantia do direito à educação para esse público e que é inaceitável o fato de que alguns municípios brasileiros ainda não tenham classes da EJA. “A gente luta para ter mais vagas na EJA e para assegurar esse lugar digno. Não é justo e não é certo que algum município do país ainda se mantenha sem ter uma sala de educação de jovens e adultos. Estamos empenhados para que todos os estudantes que precisam da educação tenham uma sala aberta”, comentou.
O evento foi um espaço de troca de saberes, com o objetivo de fortalecer a formação continuada dos profissionais da área. A convidada especial desta edição foi a professora Liana Borges, referência nacional na EJA, que coordenou políticas públicas em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Ela representa o MOVA-Brasil na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA) e integra a Rede Internacional Café com Paulo Freire.
O webinário reuniu professores com experiência prática na área, estudantes de cursos de licenciatura, pesquisadores, gestores escolares e profissionais interessados em políticas públicas educacionais.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi
Fonte: Ministério da Educação