O Ministério da Educação (MEC) realizou, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), um webinário nesta terça-feira, 29 de julho, que apresentou o resultado final da seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. Os 739 projetos destacados foram celebrados durante o encontro, que foi transmitido pelo canal do MEC no Youtube. A região com mais experiências selecionadas foi a Nordeste, seguida por Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. Saiba mais no balanço do resultado da seleção, disponível aqui.
Durante o evento, o ministério apresentou os próximos passos da seleção. “Desde que assumimos o MEC, a gente vem tentando, por determinação do ministro Camilo Santana, trabalhar na perspectiva sistêmica da educação básica. Isso envolve todas as etapas, mas também nossas políticas prioritárias, e talvez a política de educação integral seja a espinha dorsal. Ela precisa ser transversal às demais, porque garante a qualidade dos programas. Um estudante em tempo integral em uma escola que vem desenvolvendo a política de educação integral, mais conectada ao seu território, potencializa os processos de aprendizagem, e esse edital de boas práticas só demonstra o quanto isso vem dando certo e podemos colher bons resultados”, destacou a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt.
Edital – Realizado em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do grupo Teia, o edital é uma iniciativa do Programa Escola em Tempo Integral e tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral.
A relação, com 739 projetos destacados de todos os estados, pode ser acessada por meio da página da seleção. Foram listados 25 estados e 714 municípios, sendo 15 capitais. Todas as iniciativas farão parte do mapa interativo de experiências, cujo lançamento está previsto para o mês de outubro.
Além do mapa, 25 redes terão suas experiências sistematizadas em um caderno de narrativas, que será publicado em dezembro; 75 secretarias participarão da rede de trocas, que vai de março a novembro de 2026; e 127 apresentarão suas práticas na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de outubro, na UFMG.
Escola em Tempo Integral – O programa fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7h diárias ou 35h semanais) em todas as etapas e as modalidades da educação básica. Essa medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação