MEC divulga matriz de formação da língua portuguesa

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizou, nesta terça-feira, 12 de agosto, o webinário “Matriz de Descritores e Materiais de Formação de Língua Portuguesa do 3º ao 5º ano”. A iniciativa faz parte das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e foi transmitida ao vivo pelo canal do MEC no YouTube. 

O evento teve o objetivo de ampliar o conhecimento e a compreensão dos profissionais da educação básica sobre os fundamentos teóricos e metodológicos que orientam a matriz de descritores do CNCA, além de apresentar os materiais de formação desenvolvidos para subsidiar a prática docente. 

Na abertura do webinário, a coordenadora-geral de Formação de Professores da Educação Básica da SEB/MEC, Luciana Magri, destacou que o encontro tem o intuito de discutir como os materiais elaborados pelo MEC podem dialogar com as avaliações do CNCA. “Nosso objetivo é relacionar as avaliações formativas e diagnósticas que as redes realizam com esses materiais”, afirmou. 

O debate contou com a presença da doutora em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-doutora em Educação pela Universidade de Buenos Aires, Telma Ferraz Leal, que realiza pesquisas sobre temas como práticas pedagógicas, produção de textos, leitura, alfabetização, oralidade, argumentação e heterogeneidade. 

Na ocasião, ela respondeu às perguntas: “Como a Matriz de Descritores e os materiais de formação de língua portuguesa do 3º ao 5º ano podem estabelecer um diálogo produtivo com as avaliações do CNCA?” e “Qual é a importância das avaliações para o processo de ensino-aprendizagem?”.  

Matriz – A Matriz de Descritores é um instrumento estruturante que organiza as habilidades essenciais a serem desenvolvidas no ciclo de alfabetização, servindo de referência para planejamento, acompanhamento e avaliação do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita. Já os materiais de formação buscam apoiar, de forma qualificada, a ação pedagógica, contribuindo para a promoção da equidade e da qualidade no processo alfabetizador.  

O webinário foi destinado aos professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, equipes técnicas das secretarias de educação, cursistas das especializações e membros da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação