O Ministério da Educação (MEC) inicia, nesta quinta-feira, 31 de julho, as Caravanas Técnico-Pedagógicas do Pé-de-Meia, que percorrerão as cinco regiões do Brasil nos próximos meses para conversar com profissionais das redes de ensino, gestores escolares e estudantes que recebem a poupança do ensino médio.
A ação do MEC busca tirar dúvidas dos estudantes sobre o Pé-de-Meia e suas regras, coletar propostas para melhorias e promover sua escuta ativa. O evento também vai ofertar capacitação e apoio técnico para os agentes do programa que atuam nas secretarias de educação e na Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-Meia (Renapem), contribuindo para que a política seja colocada em prática com qualidade e participação, em todo o país. Além disso, a iniciativa oferece formação para gestores escolares sobre protocolos de alertas preventivos contra o risco de evasão escolar e ações para a melhoria do aprendizado, de forma a proteger trajetórias escolares dos estudantes do ensino médio.
A primeira cidade a receber a caravana será Salvador (BA). Começando na quinta-feira, 31 de julho, serão três dias de atividades concomitantes, que atenderão mais de 200 gestores escolares do município e mais de 1.000 estudantes. A programação inclui as seguintes atividades:
Quinta-feira, 31/7
- Apresentação sobre o Pé-de-Meia para os alunos do Instituto Federal da Bahia
- Diálogo com a Secretaria de Estado de Educação da Bahia.
- Momentos de formação técnica para articuladores de sistemas pedagógicos e operadores da Renapem, com formação sobre educação financeira a partir do Programa Na Ponta do Lápis.
- Articulação com lideranças de movimentos estudantis, cursinhos populares, grêmios estudantis e representantes de programas próprios das redes de ensino.
Sexta-feira, 1/8
- Momentos de formação técnica para gestores escolares dos institutos federais da Bahia e de escolas da rede estadual, de Salvador e da Região Metropolitana.
- Formação sobre educação financeira para gestores escolares, com apresentação do Programa na Ponta do Lápis e palestra da educadora financeira Nath Finanças.
- Atendimentos a estudantes e comunidade escolar.
- Palestra para comunidade escolar com a educadora financeira, palestrante e comunicadora Nath Finanças.
Sábado, 2/8
- Atendimentos a estudantes e comunidade escolar.
- Palestra para a comunidade escolar com a educadora financeira, palestrante e comunicadora Nath Finanças.
O atendimento à comunidade escolar ocorrerá no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (CEEINFOR). Na área externa da escola, parceiros do MEC na execução do programa prestarão serviços de tira-dúvidas e solução de problemas. Outras instâncias públicas ofertarão atendimento para a promoção da cidadania. Confira os serviços disponíveis:
- Caixa Econômica Federal: orientações sobre o aplicativo Caixa Tem, que permite a movimentação dos valores recebidos pelos estudantes;
- Receita Federal: consultas e regularizações de CPF;
- CRAS: informações sobre benefícios sociais e atualizações do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
- Bolsa Família: consultas e orientações a familiares sobre o programa;
- Secretaria de Educação da Bahia: tira-dúvidas, orientações e material de divulgação sobre educação de jovens e adultos (EJA), políticas públicas voltadas à juventude no contexto educacional e programa “Tô com você no Enem”;
- Bolsa Presença: consultas e orientações sobre o programa estadual de auxílio financeiro a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
- Universidade para Todos (UPT): tira-dúvidas e orientações sobre programa estadual que oferece aulas preparatórias gratuitas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares;
- TRE: emissão de título de eleitor;
- Serviço de Atendimento ao Cidadão do estado da Bahia: realização de 200 agendamentos para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), para posterior atendimento no SAC Bela Vista.
Pé-de-Meia – Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Seu objetivo é democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre os jovens, estimulando a mobilidade social. Os estados, os municípios e o Distrito Federal prestam as informações necessárias à execução do incentivo, possibilitando o seu acesso aos estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação