O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), tem apoiado a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO) na implementação de políticas voltadas à recomposição das aprendizagens. As estratégias estaduais estão alinhadas ao Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, política pública coordenada pelo MEC que busca reduzir as desigualdades educacionais agravadas no pós-pandemia e tem como objetivo apoiar estados, municípios e o Distrito Federal na recomposição das aprendizagens dos estudantes da educação básica.
Desde 2021, o estado tem investido em ações como reorganização curricular, avaliações diagnósticas e formação continuada de professores para garantir que todos os estudantes tenham acesso ao direito de aprender. “A capacidade da rede de integrar e articular políticas estruturantes como a reorganização curricular, a formação e a avaliação, com foco na recomposição das aprendizagens, é determinante para o sucesso das ações”, destacou a coordenadora-geral de Estratégia da Educação Básica do MEC, Ana Valéria Dantas.
No estado, a Seduc coordena o Programa Ser Goiás, que utiliza trilhas personalizadas, videoaulas, diagnósticos e devolutivas individuais pelo Portal NetEscola, com foco em Língua Portuguesa e Matemática. A proposta atende estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com mentorias, orientações pedagógicas e acompanhamento contínuo dos resultados.
Outro destaque é o material didático Revisa Goiás, elaborado bimestralmente com base nas Matrizes de Habilidades Essenciais da rede. O material apoia o nivelamento das aprendizagens e é entregue aos professores junto a formações específicas, garantindo apropriação dos conteúdos e metodologias.
Com foco na priorização curricular, todas as escolas estaduais trabalham com as Matrizes de Habilidades Essenciais, organizadas a partir do Documento Curricular Goiano. “O desempenho do ensino médio goiano é reflexo do compromisso dos nossos professores e do investimento realizado pela secretaria nas pessoas e na infraestrutura”, afirmou a secretária estadual de Educação, Aparecida de Fátima Gavioli.
A formação continuada também é fortalecida por meio do modelo Formação em Pares, no qual professores formadores atuam junto aos colegas de sala de aula. Mais de 900 escolas contam, ainda, com tutoria educacional diária para apoiar gestão e planejamento pedagógico com base em indicadores. “Não há ação isolada. Tudo é pensado em rede, com foco no que deve avançar em cada realidade”, reforçou o chefe do Núcleo de Recursos Didáticos da Seduc, Evandro Rios.
Para o professor da Escola Estadual Castelo Branco e formador da Coordenação Regional de Educação de São Miguel do Araguaia, Crysley Marques, as ações são construídas com base em evidências e articuladas com as escolas, garantindo que o estudante tenha a oportunidade de aprender verdadeiramente. “A recomposição permite identificar fragilidades e desenvolver estratégias para superá-las, destacou”.
O estado também fortalece redes municipais por meio do programa Alfamais Goiás, voltado à erradicação do analfabetismo, e investe em iniciativas complementares como o ensino mediado por tecnologia (GoiásTec), aulões para o Enem e programas de incentivo financeiro aos estudantes.
Recomposição – O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens é uma política pública coordenada pelo MEC, que articula esforços da União, das unidades federativas e dos municípios para enfrentar as desigualdades educacionais ampliadas no pós-pandemia. Com base no Decreto nº 12.391/2025, o pacto já mobilizou inúmeros profissionais da educação em ciclos de avaliação, formações e ações pedagógicas em todo o país.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação