O Ministério da Educação (MEC) realizou, nesta quarta-feira, 6 de agosto, a aula magna que deu início ao Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, do segundo semestre de 2025. A iniciativa integra o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec), e é promovida pela Secretaria de Educação Básica (SEB). Encontro foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube.
“Cada um e cada uma carrega a responsabilidade e a potência de liderar projetos, pessoas, sonhos e comunidades. Agora, estão sendo convidados a dar um passo além, de assumir o relevante papel de diretores escolares, de guias atentos solidários e visionários, capazes de apoiar, escutar e impulsionar os outros profissionais da educação rumo a práticas mais humanas, democráticas e efetivas”, destacou o coordenador-geral de Formação de Gestores Técnicos da Educação Básica do MEC, Roberto Junior.
O objetivo do curso é fortalecer a atuação de diretores escolares e técnicos das secretarias de educação, promovendo o desenvolvimento da liderança pedagógica, administrativa e colaborativa. Serão mais de 13 mil cursistas envolvidos no enfrentamento das questões ligadas à gestão escolar, com base em experiências compartilhadas, diálogo entre pares e valorização da escuta ativa. Assim, busca-se consolidar a cultura da mentoria como instrumento formativo e estratégico no âmbito das redes públicas de ensino.
A formação terá carga horária de 210 horas, distribuídas ao longo de 20 semanas, com aulas síncronas semanais, conduzidas por professores especialistas de 34 universidades públicas federais; e atividades assíncronas, com materiais didáticos, fóruns de discussão e tarefas práticas realizadas em ambiente virtual de aprendizagem.
No conteúdo programático estarão temas fundamentais para a gestão escolar contemporânea, como: princípios e práticas de mentoria; cultura colaborativa e escuta ativa; liderança e comunicação institucional; gestão democrática e projeto político-pedagógico; planejamento e uso de recursos financeiros; avaliação educacional; e relações interpessoais e enfrentamento da violência nas escolas.
Proditec – O Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação, instituído pela Portaria nº 481, de 15 de maio de 2024, tem como finalidade contribuir para o aprimoramento das gestões administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas da educação básica e das secretarias de educação, por meio do apoio à formação continuada. O programa visa desenvolver e apoiar ações formativas em parceria com os estados e os municípios, com o objetivo de promover gestão de excelência nas secretarias e nas escolas públicas, contribuindo para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes em todas as etapas da educação básica e nas diversas modalidades de ensino.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação