MEC participa de reunião de dirigentes da Undime

Foto: Divulgação/Undime

O Ministério da Educação (MEC) participa do 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Salvador (Bahia), que começou no domingo, 27 de julho, e se estenderá até o dia 30 desse mês. O evento, realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), tem como tema o “Plano Decenal de Educação, política de Estado para garantir o direito à educação”. 

Reunindo secretários municipais de ensino, prefeitos, técnicos das secretarias, gestores, educadores e convidados de todos os estados brasileiros, a reunião dialoga acerca dos desafios e das perspectivas da educação pública nos próximos 10 anos. Evento reúne mais de três mil participantes no Centro de Convenções da capital baiana. 

Durante a abertura do evento, no domingo (27), a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, destacou o compromisso que se deve ter com a educação. “Quando vocês não souberem para onde ir, olhem para trás e saibam pelo menos de onde vocês estão vindo. O compromisso é com a educação”, disse. 

O secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, Gregório Grisa, também esteve presente no primeiro dia do evento. Ele participou do painel sobre o projeto de lei que institui o novo PNE, o PL nº 2.614/2024, enviado pelo Ministério da Educação ao Congresso em junho de 2024. O debate foi coordenado pelo presidente Nacional da Undime, Alessio Costa, e contou com a participação de representantes do Congresso Nacional e do Fórum Nacional de Educação (FNE). 

O evento conta, ainda, com a participação da secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo; do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro do Nascimento; do diretor de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica, Valdoir Pedro Wathier; da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; e da presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva. 

A programação contempla uma série de debates sobre temas como alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental; política de avaliação e definição do padrão de desempenho após instituição do Selo Criança Alfabetizada; financiamento da educação básica pública; educação infantil; educação especial na perspectiva inclusiva; valorização dos profissionais do magistério; desafios da implementação da educação integral em tempo integral; monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação em vigência e sua prorrogação. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Undime 

Fonte: Ministério da Educação