MEC promove Semana de Capacitação em Indicação Geográfica

Foto: Divulgação/MEC

Estão abertas as inscrições para a  Semana de Capacitação em Indicação Geográfica, evento virtual promovido pelo Ministério da Educação (MEC), de 3 a 5 de fevereiro. A programação terá transmissão ao vivo pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Podem participar coordenadores, docentes, estudantes, bolsistas e público externo interessado no tema. As inscrições são gratuitas, com link específico para cada dia de programação. Os participantes receberão certificação. 

Em parceria com os institutos federais, a semana visa qualificar, de forma técnica e estratégica, os envolvidos nos projetos de Indicação Geográfica (IGs) contemplados pelo Edital nº 12/2025, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A programação está dividida em três eixos temáticos: aprendizado, troca de experiências e articulação institucional. 

“A iniciativa do MEC, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, busca reforçar as capacidades de gestão, promoção, consolidação e expansão das Indicações Geográficas, com o compartilhamento de experiências, da aproximação com especialistas nacionais e internacionais e da disseminação de boas práticas aplicáveis às diferentes realidades territoriais. Isso reforça nosso compromisso legal de atuar em diálogo constante com os arranjos locais e regionais”, explica o diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, Sergio Pedini. 

A Semana de Capacitação em Indicação Geográfica também vai contar com a participação de representantes de associações e cooperativas de produtores, gestores públicos, instituições de apoio, pesquisadores, além de profissionais da área de propriedade intelectual, desenvolvimento territorial e inovação.  

Programa de Desenvolvimento de Indicações Geográficas – A iniciativa do MEC tem como objetivo fortalecer o papel dos institutos federais na promoção do desenvolvimento territorial sustentável, por meio do apoio técnico, científico e extensionista a projetos de Indicação Geográfica em diferentes regiões do país. 

O programa contempla iniciativas voltadas ao processo de reconhecimento das IGs e às etapas estratégicas de gestão, consolidação, promoção, internacionalização e incubação de empreendimentos coletivos vinculados aos produtos de origem. Dentro da Rede Federal, a iniciativa reúne docentes, estudantes, bolsistas e parceiros institucionais, nacionais e internacionais. 

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) 

Fonte: Ministério da Educação