MEC realiza seminários sobre ações intersetoriais

Foto: Luna Boechat/MEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), realizou, nos dias 2, 3 e 5 de fevereiro, três seminários de acompanhamento de projetos intersetoriais de extensão da Rede de Extensão para o Desenvolvimento Integrado de Ações Intersetoriais em Territórios em Situação de Vulnerabilidade (Rede Interset-CE). Os seminários foram realizados na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, e na Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte (CE). 

A Rede Interset-CE é uma iniciativa do MEC, em parceria com instituições públicas de ensino superior do Ceará, que promove a formação de redes intersetoriais articuladas à educação básica. O projeto integra universidade, escola e diferentes áreas de políticas públicas — como saúde, assistência social, cultura e direitos humanos — para enfrentar desafios em territórios de vulnerabilidade social, ao mesmo tempo em que fortalece a extensão universitária e a formação cidadã dos estudantes.  

Com esta iniciativa, em 2025, foram implementados 70 projetos de extensão com sete instituições públicas de ensino superior do Estado do Ceará — UFC, Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Uece, e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), UFCA e Universidade Regional do Cariri (URCA). Esta iniciativa resultou na oferta de 331 bolsas de estudos para a atuação de estudantes de graduação junto aos sistemas de ensino em 175 municípios do estado do Ceará. 

Durante os seminários, a Sase promoveu a socialização de resultados já alcançados nos primeiros seis meses da rede e o intercâmbio de experiências entre os projetos, por meio da Feira de Projetos realizada em paralelo aos seminários. Ao longo da semana de atividades, em Fortaleza e Juazeiro do Norte, a equipe da Sase também visitou algumas escolas beneficiárias dos projetos e pôde constatar a importância das atividades realizadas pelos projetos.  

Para o diretor de Articulação Intersetorial, Antonio Claret de Campos Filho, as iniciativas desenvolvidas evidenciam o papel estratégico da cooperação entre diferentes setores no fortalecimento das políticas educacionais.  “As ações intersetoriais de extensão realizadas pela Rede Interset-CE refletem a importância de ações estruturantes junto aos sistemas de ensino para a promoção de uma educação integral, para o pleno exercício da cidadania, no âmbito dos grandes desafios que a escola enfrenta, o que deve ser levado em conta por estados e municípios que, neste momento, discutem e elaboram seus planos estaduais e municipais de educação”. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase 

Fonte: Ministério da Educação