O projeto foi apresentado para a comunidade sul-mato-grossense e para os deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet.

04/07/2018 10h40 – uems

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Ponta Porã, juntamente com a Jekuaave Empresa Júnior (UEMS/Ponta Porã), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campus Ponta Porã) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) apresentaram o projeto de investimento conjunto denominado Complexo Interinstitucional de Desenvolvimento Regional na última sexta-feira (29/06), no auditório do IFMS em Ponta Porã.

O projeto do Complexo Interinstitucional de Desenvolvimento Regional prevê a criação de: um Centro de Interpretação do Território; uma área museológica e cultural; residências estudantis, construídas com parte de tecnologia desenvolvida na UEMS, pela Engenharia Ambiental; Centro de Convivência com espaço café e restaurante; centro de recreação com praça de alimentação, gerida por estudantes dos cursos das instituições envolvidas; além de geração de energia limpa de forma híbrida (solar e eólica); e incubadoras de empresas.

A gestão do Complexo será elaborada por meio de uma estrutura organizacional baseada no modelo de projetos em que a Empresa Junior Jekuaave se responsabilizará pelas ações de gestão respondendo a um conselho gestor, composto por representantes docentes da UEMS, do IFMS e da UFMS e um membro da referida Empresa. Está previsto, nas ações de administração, para projetos específicos, voltadas, por exemplo, as áreas de serviços, marketing e estratégia, a participação dos alunos dos cursos de gestão da UEMS Ponta Porã, que cursam disciplinas avançadas, vinculando a ação prática com o ensino de graduação, algo inovador na educação superior.

“O Projeto foi desenvolvido visando auxiliar no desenvolvimento da região, servindo como nucleador de vários sistemas produtivos ao longo da ‘franja’ oeste do estado de Mato Grosso do Sul, que é considerada de grande vulnerabilidade econômica. Inclusive, o projeto visa à melhoria nos processos educacionais e fortalecimento da identidade cultural”, destacou o professor Carlos Otávio Zamberlan, coordenador adjunto do PPGDRS.

De acordo com Zamberlan, essa ideia e conceito foram levados ao conhecimento dos deputados Zeca do PT e Vander Loubet, por meio dos vereadores Paulinho Roberto e Edinho Quintana, e foi solicitada a apresentação e entrega oficial pela assessoria dos deputados federais no evento ocorrido no IFMS, onde, na oportunidade, o Projeto de Investimento Complexo Interinstitucional de Desenvolvimento Regional, coordenado inicialmente, pelo PPGDRS/UEMS, teve aceitação e comprometimento de financiamento com recursos oriundos de emenda parlamentar, iniciando, ainda em 2019.

O projeto foi apresentado para a comunidade sul-mato-grossense e para os deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet. Estiveram presentes também, representando a reitoria da UEMS, o Ney Azambuja, Assessor de Relações Interinstitucionais, e Alencar Ferri, Diretor de Infraestrutura.

Mestrado da UEMS de Ponta Porã apresenta projeto de Complexo Interinstitucional de Desenvolvimento Regional

Comentários