Minha Casa, Minha Vida: 2 milhões de contratações desde 2023

Crédito: Divulgação / Prefeitura de Maceió

Maceió (AL) – O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) atingiu a marca expressiva de 2,114 milhões moradias contratadas durante o período de 2023 a 2025. Três anos após a sua retomada, o programa alcançou resultados históricos que promoveram uma profunda transformação no papel da política habitacional brasileira. Os números alcançados confirmaram as projeções estabelecidas pelo Ministério das Cidades, batendo com antecedência, a meta estipulada pelo presidente Lula de 2 milhões de contratações até o fim do atual mandato, em dezembro de 2026.

Em clima de celebração, nesta sexta-feira (23), serão entregues novas moradias do programa, em diferentes regiões do país. Em Alagoas, 1.337 famílias iniciam uma nova etapa de suas vidas em três empreendimentos do MCMV. Ao lado do presidente Lula, o ministro das Cidades, Jader Filho, participa, em Maceió, da solenidade que marca a entrega dos residenciais Dr. Pedro Teixeira Duarte I e II, além de 180 apartamentos do empreendimento Diana Simon Duarte. Também em Maceió, serão entregues 157 moradias no residencial Parque da Lagoa.

O ministro das Cidades, Jader Filho, destaca os resultados positivos alcançados e reafirmou o compromisso com novos avanços. “Nossa meta agora é chegar, no final de 2026, com 3 milhões de famílias atendidas pelo Minha Casa, Minha Vida. Importante destacar, neste momento de celebração, que o programa, além de realizar o sonho da casa própria, gera emprego e renda para o país”.

Programa social mais bem avaliado pela população

Recriado em 2023, Minha Casa, Minha Vida é aprovado por 9 em cada 10 entrevistados, segundo pesquisa Genial Quaest em 2025.

Neste mandato, o programa já impactou diretamente, considerando todas as suas modalidades, 4.764 municípios — o equivalente a 85% das cidades brasileiras — alcançando todas as regiões do país.

Os residenciais Dr. Pedro Teixeira Duarte I e II, construídos com o total de R$ 93,7 milhões, vão ser lar de 1 mil famílias, cerca de 4 mil pessoas. O empreendimento conta com parque infantil, centro comunitário e quadra de esportes, além de equipamentos públicos nas proximidades como creche, posto de segurança e unidades de educação e saúde.

Destinado a atender famílias residentes em áreas de risco, o empreendimento Parque da Lagoa contabiliza, no total, 1.776 unidades, já tendo sido entregues, entre 2022 e 2025, 1.619 apartamentos. Trata-se hoje da última etapa do processo.

Ainda estão previstas para serem entregues imóveis nas cidades de Santos (SP), Passos (MG), Volta Redonda (RJ) e Guarapuava (PR).

SETOR EM ALTA – Indicadores calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a partir de informações da Associação Brasileira de Incorporadoras mostram que o setor imobiliário atingiu um recorde histórico de lançamentos em 2025, antes mesmo do encerramento do ano, impulsionado diretamente pelo Minha Casa, Minha Vida. O volume de imóveis lançados teve crescimento de 34,6% até outubro, o maior nível da série histórica. Contribuíram para o resultado o aumento de 38,6% do número de novas unidades relacionadas ao Minha Casa, Minha Vida.

Saiba Mais

Em Alagoas, são 36 mil unidades habitacionais contratadas. São 100 municípios beneficiados pelo Minha Casa, Minha Vida no estado do Nordeste, o que corresponde a 98% do total.  

Serviço

O quê: Entrega de 1.337 moradias do Minha Casa, Minha Vida em Alagoas
Data: sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Local: Av. Dr. Jorge Montenegro Barros, Santa Amélia, Maceió (AL)
Horário: 11h

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades